Inclusão digital no Projeto Telecentros de Informação e Educação

Autores

  • Maria Lívia Pachêco de Oliveira
  • Júlio Afonso Sá de Pinho Neto UFPB

Palavras-chave:

Competência Informacional. Inclusão Digital. Telecentros.

Resumo

Apresenta resultados de pesquisa de mestrado sobre o projeto de inclusão digital Telecentros de Informação e Educação, conhecidos por Estações Digitais, investigado sob a perspectiva da Ciência da Informação e de seus estudos sobre competência informacional e inclusão digital. Os objetivos específicos trataram da análise dos conceitos que orientam o projeto, suas condições de funcionamento e a proposição de diretrizes para proporcionar melhorias e sanar problemas existentes nas Estações Digitais. O percurso metodológico incluiu análise de conteúdo, pesquisa documental, entrevistas e questionários com os participantes do projeto. Os resultados apontaram a necessidade de melhor planejamento, capaz de redefinir o projeto para que as conexões entre competência informacional, cidadania e inclusão social sejam efetivamente realizadas nas Estações Digitais. Por fim, foram elaboradas diretrizes como proposta de melhoria para o funcionamento do objeto investigado, embasadas no referencial teórico discutido no âmbito da Ciência da Informação.

  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Lívia Pachêco de Oliveira

Doutoranda em Ciência da Informação no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba, Brasil. Professora Assistente do Departamento de Comunicação da Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Júlio Afonso Sá de Pinho Neto, UFPB

Doutor em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil. Docente permanente no Programa de Pós-Graduação emCiência da Informação da Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

 

Downloads

Publicado

2016-12-29

Como Citar

Oliveira, M. L. P. de, & Pinho Neto, J. A. S. de. (2016). Inclusão digital no Projeto Telecentros de Informação e Educação. Informação &Amp; Sociedade, 26(3). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/30737

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa