A Ergologia como aporte teórico-metodológico para análise coletiva do trabalho do Bibliotecário

Autores

  • Ana Claudia Borges Campos Universidade Federal do Espírito Santo
  • Dulcinea Sarmento Rosemberg Universidade Federal do Espírito Santo

Palavras-chave:

Trabalho do bibliotecário. Ergologia. Análise da atividade de trabalho. Ergologia. Análise coletiva do trabalho.

Resumo

Apresenta a Ergologia como aporte teórico-metodológico, idealizada por Yves Schwartz, para viabilizar a análise coletiva do trabalho do bibliotecário a partir de uma pesquisa que teve como objetivo principal colocar em análise a atividade de gestão de informação por bibliotecários-gestores. Discorre sobre a Ergologia como abordagem teórica potente para a análise coletiva do trabalho dispensando a hierarquização de saberes entre trabalhadores e pesquisadores. Ressalta o método ergológico como relevante dispositivo para disparar a análise das atividades laborais pelos próprios trabalhadores. Socializa o método ergológico que propiciou o processo dialógico equânime entre bibliotecários, alunos e docentes de Biblioteconomia sobre a atividade de gestão da informação. Conclui‐se que a utilização do referido método para análise do trabalho instiga os trabalhadores a uma reflexividade sobre o seu trabalho, o que resulta na ampliação do poder de agir, no caso, dos bibliotecários que, historicamente, vêm sendo convocados a colocarem em questão: o que fazem? Como fazem? Por que fazem? Para que fazem?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Claudia Borges Campos, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília, Brasil. Professora Assistente da Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil. 

Dulcinea Sarmento Rosemberg, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil. Professora Associada do Departamento de Biblioteconomia da Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil. 

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2017-08-25

Como Citar

Campos, A. C. B., & Rosemberg, D. S. (2017). A Ergologia como aporte teórico-metodológico para análise coletiva do trabalho do Bibliotecário. Informação &Amp; Sociedade, 27(2). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/30935

Edição

Seção

Artigos de Revisão