Contexto informacional – o fenômeno da hospitalidade
Palavras-chave:
Contexto social. Elementos constitutivos do contexto. Stakeholders. Fatores contextuais. Fluxo informacional. Meios de hospedagemResumo
Estudo interdisciplinar na área da Ciência da Informação e do Turismo, na perspectiva de descrever o contexto dos meios de hospedagem e suas particularidades, o qual conforma o fenômeno da hospitalidade no Brasil como um campo de informações. Em sua abordagem metodológica, esta é uma pesquisa descritiva, pois visa à identificação das características que se relacionam com o fenômeno da hospitalidade no processo de produção, comunicação e uso de informação. Numa abordagem social, a caracterização do contexto dos meios de hospedagem evidenciou o campo de informações e, em grande parte, mostrou a natureza das informações às quais as pessoas implicadas são expostas em uma base regular. O estudo identificou dois grupos de elementos constitutivos do contexto – stakeholders e fatores contextuais – que se circundam, interagem e dão forma um a outro, ao tempo em que as informações são produzidas, compartilhadas e usadas, configurando um contexto relacional, dinâmico e socialmente construído.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade de INFORMAÇÃO & SOCIEDADE, sendo vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para uso de estudo e pesquisa.