Biblioteconomia, Ciência e Filosofia: um debate necessário sobre teoria e prática no campo acadêmico-científico

Autores

  • Diego Salcedo Universidade Federal de Pernambuco
  • Marcílio Bezerra Cruz Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

Biblioteconomia. Ciência. Filosofia. Prática. Teoria.

Resumo

Parte do pressuposto e da observação em sala de aula, nas disciplinas sobre pesquisa, ciência e filosofia ofertadas no Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Pernambuco, de que boa parte dos estudantes demonstra certa dificuldade ou resistência no modo de entender a relação entre a teoria e a prática no cerne do campo acadêmico-científico. Tem como objetivos propor um debate a respeito das relações teórico-práticas no interior das pesquisas científico-acadêmicas, bem como contribuir com a produção de bibliografia didática para uso dos estudantes. O debate está dividido em três seções: analisa tanto o desenvolvimento histórico do racionalismo e do empirismo, quanto as suas influências na estrutura das pesquisas acadêmicas e científicas; indica como o idealismo alemão (na filosofia) e o positivismo (na ciência) promoveram uma cisão entre a teoria e a prática; e examina essa herança de pensamento bipartido no contexto brasileiro. Pesquisa de caráter exploratória utilizou a metodologia de revisão bibliográfica. Aponta como consideração final que o senso comum tem como herança a opinião, principalmente dos estudantes que ingressam na universidade, de que tanto o fazer científico não possui relação estreita com algumas atividades acadêmicas, quanto que as atividades acadêmico-científicas indicam a polarização entre a teoria e a prática, ambas opiniões inadequadas no cenário da contemporaneidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego Salcedo, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco, Brasil. Professor Adjunto no Departamento de Ciência da Informrmação da Universidade Federal de Pernambuco, Brasil. Coordenador do Grupo de pesquisa IMAGO.

Marcílio Bezerra Cruz, Universidade Federal de Pernambuco

Licenciado em Filosofia pela Universidade Federal de PernambuciFPE, Brasil. Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de PernambuciFPE, Brasil.

Downloads

Publicado

2017-04-25

Como Citar

Salcedo, D., & Cruz, M. B. (2017). Biblioteconomia, Ciência e Filosofia: um debate necessário sobre teoria e prática no campo acadêmico-científico. Informação &Amp; Sociedade, 27(1). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/31603

Edição

Seção

Artigos de Revisão