Competência em informação no apoio à Gestão do Conhecimento

Autores

  • Heloá Cristina Oliveira Del Massa Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" http://orcid.org/0000-0003-2466-6678
  • Ieda Pelogia Martins Damian Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • Marta Lígia Pomim Valentim Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Palavras-chave:

Gestão do Conhecimento, Competência em Informação, Fatores Críticos de Sucesso, Padrões da Competência em Informação

Resumo

Em um contexto de crescente valorização da informação e do conhecimento, o Século XXI tem se evidenciado como reformulador de políticas institucionais, potencializando o capital humano para gerar inovação e obter vantagem competitiva. No entanto, as iniciativas voltadas à aplicação de uma gestão que, realmente possa trabalhar o capital humano em sua potencialidade são poucas. Os fatores críticos de sucesso são elementos relevantes que fazem parte da gestão do conhecimento e, como tal, devem ser fortemente monitorados. Os fatores críticos de sucesso podem abranger desde a comunicação, tecnologia, pessoas, processos até aspectos de liderança. Nesse cenário, a competência em informação enfatiza a perspectiva de que o sujeito organizacional seja capaz de utilizar a informação de maneira crítica, reflexiva, criativa, autônoma e ética em diferentes situações. O uso da informação consistente e confiável para a construção de conhecimento organizacional é essencial, entretanto, questiona-se: os sujeitos organizacionais são competentes no uso da informação? Os sujeitos organizacionais conhecem as próprias necessidades informacionais? A partir de uma revisão bibliográfica, este artigo enfatiza a necessidade de se desenvolver a gestão do conhecimento alinhada a competência em informação. Nesse intuito, identificou-se as similaridades entre a CoInfo e os FCS, a fim de propor contribuições para a gestão do conhecimento obter efetividade de fato. Como resultado apresenta-se os principais fatores críticos de sucesso inter-relacionados aos principais padrões de desenvolvimento/aprimoramento da competência em informação, evidenciando as similaridades, bem como expondo a necessidade de valorização do uso competente da informação para a geração de conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Heloá Cristina Oliveira Del Massa, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Ieda Pelogia Martins Damian, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Marta Lígia Pomim Valentim, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Downloads

Publicado

2018-04-02

Como Citar

Del Massa, H. C. O., Damian, I. P. M., & Valentim, M. L. P. (2018). Competência em informação no apoio à Gestão do Conhecimento. Informação &Amp; Sociedade, 28(1). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/32569

Edição

Seção

Comunicações de Trabalhos/Pesquisas em Andamento