Competência em informação no apoio à Gestão do Conhecimento
Palavras-chave:
Gestão do Conhecimento, Competência em Informação, Fatores Críticos de Sucesso, Padrões da Competência em InformaçãoResumo
Em um contexto de crescente valorização da informação e do conhecimento, o Século XXI tem se evidenciado como reformulador de políticas institucionais, potencializando o capital humano para gerar inovação e obter vantagem competitiva. No entanto, as iniciativas voltadas à aplicação de uma gestão que, realmente possa trabalhar o capital humano em sua potencialidade são poucas. Os fatores críticos de sucesso são elementos relevantes que fazem parte da gestão do conhecimento e, como tal, devem ser fortemente monitorados. Os fatores críticos de sucesso podem abranger desde a comunicação, tecnologia, pessoas, processos até aspectos de liderança. Nesse cenário, a competência em informação enfatiza a perspectiva de que o sujeito organizacional seja capaz de utilizar a informação de maneira crítica, reflexiva, criativa, autônoma e ética em diferentes situações. O uso da informação consistente e confiável para a construção de conhecimento organizacional é essencial, entretanto, questiona-se: os sujeitos organizacionais são competentes no uso da informação? Os sujeitos organizacionais conhecem as próprias necessidades informacionais? A partir de uma revisão bibliográfica, este artigo enfatiza a necessidade de se desenvolver a gestão do conhecimento alinhada a competência em informação. Nesse intuito, identificou-se as similaridades entre a CoInfo e os FCS, a fim de propor contribuições para a gestão do conhecimento obter efetividade de fato. Como resultado apresenta-se os principais fatores críticos de sucesso inter-relacionados aos principais padrões de desenvolvimento/aprimoramento da competência em informação, evidenciando as similaridades, bem como expondo a necessidade de valorização do uso competente da informação para a geração de conhecimento.
Downloads
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade de INFORMAÇÃO & SOCIEDADE, sendo vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para uso de estudo e pesquisa.