Lei de Acesso à Informação: entre vozes e silêncios na divulgação pelo jornal O Estado do Maranhão

Autores

  • Dirlene Santos Barros Universidade de Brasília
  • Georgete Medleg Rodrigues Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Lei de Acesso à Informação, Silêncio, Jornal O Estado do Maranhão.

Resumo

A divulgação midiática da Lei de Acesso à Informação no Brasil iniciou-se em 2009 com o envio do projeto de lei pelo Executivo federal à Câmara dos Deputados e sua sanção em 2011. Este artigo analisa os discursos construídos sobre a divulgação da Lei de Acesso à Informação no Maranhão, pelo jornal O Estado do Maranhão, no período de maio de 2009 a dezembro de 2014. Usa-se uma abordagem qualitativa e o corpus é analisado com base na Análise de Discurso. Conclui-se que a construção discursiva do jornal O Estado do Maranhão sobre a Lei de Acesso à Informação fez uso de estratégias midiáticas e políticas que contribuíram para o silenciamento não só da divulgação e, por consequência, de sua não implementação em território maranhense.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dirlene Santos Barros, Universidade de Brasília

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil. Professora Adjunta do Departamento de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão, Brasil. Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília, Brasil. Bolsista da Fundação de MAparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico Tecnológico do Maranhão, Brasil.

Georgete Medleg Rodrigues, Universidade de Brasília

Doutora em História pela Université de Paris (Paris IV- Sorbonne), França. Pós-doutorado na Université de Paris X (Département de Sciences Juridiques, Administratives et Politiques/Bibliothèque de Documentation Internationale Contemporaine), França. Professora Associada da Universidade de Brasília, Brasil. Docente permanente do Pograma de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade de Brasília, Brasil. 

Downloads

Publicado

2017-08-25

Como Citar

Barros, D. S., & Rodrigues, G. M. (2017). Lei de Acesso à Informação: entre vozes e silêncios na divulgação pelo jornal O Estado do Maranhão. Informação &Amp; Sociedade, 27(2). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/32698

Edição

Seção

Comunicações de Trabalhos/Pesquisas em Andamento