Novas tecnologias, a busca e o uso de informação no ensino médio

Autores

  • Anderson Messias Roriso do Nascimento Doutor em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília.
  • Kelley Cristine Gonçalves Dias Gasque Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Tecnologia da informação e comunicação, ensino médio, Busca e uso da informação, letramento informacional

Resumo

O artigo resulta de pesquisa de doutorado sobre como os jovens do ensino médio buscam e usam a informação por meio das novas tecnologias para a formação escolar. A pesquisa é de natureza qualitativa, com a realização de grupos de discussões em três escolas privadas do ensino médio, sendo uma de formação profissional e tecnológica do Distrito Federal. O método documentário fundamentou a análise dos grupos de discussão. Os resultados mostram que os estudantes percebem o ensino médio como “treinamento” para o vestibular. As escolas não desenvolvem estratégias para o ensino de busca e uso da informação. Os estudantes usam o google, por considerarem a forma mais rápida de acessar a informação. Estudam de forma tradicional, com resumos e leituras, mas agregam alguns recursos da internet como videoaulas. Preferem usar material impresso para reduzir o risco de desatenção. Não usam a biblioteca escolar e relatam distanciamento entre a biblioteca escolar e a prática docente. Por fim, o artigo apresenta diretrizes para melhorar a busca e o uso da informação no espaço escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kelley Cristine Gonçalves Dias Gasque, Universidade de Brasília

Doutora e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília, Especialista em Literatura Brasileira pela Universidade Católica de Brasília e graduada em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade de Brasília. Professora Adjunta da Universidade de Brasília.

Downloads

Publicado

2017-12-24

Como Citar

Nascimento, A. M. R. do, & Gasque, K. C. G. D. (2017). Novas tecnologias, a busca e o uso de informação no ensino médio. Informação &Amp; Sociedade, 27(3). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/32992

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa