Um olhar sobre a educação escolarizada de surdos à luz da competência em informação

Autores

  • Maria Margarete da Silva Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco
  • Gustavo Henrique de Araújo Freire UFRJ

Palavras-chave:

Competências em informação. Escolarização de surdos. Ensino público. Organizações aprendentes

Resumo

O presente artigo aborda a educação escolarizada de surdos à luz da competência em informação, tomando como referencia o Atendimento Educacional Especializado (AEE) para pessoas surdas. Apresenta no marco teórico uma abordagem dos aspectos legais e pedagógicos do AEE, aqui tratado como lócus do Atendimento Educacional Especializado. Aborda, ainda, aspectos teóricos da competência em informação e de ações de informação. Tem como objetivo analisar o AEE na Escola Professora Adelina Almeida em Petrolina PE, na perspectiva do desenvolvimento de Competência em informação para inclusão social de alunos surdos. A investigação do objeto de estudo teve como método a pesquisa-ação, de natureza aplicada, numa abordagem qualitativa, cujos resultados evidenciam ações concretas voltadas para o desenvolvimento de competência em informação e propiciadoras de novas estratégias didáticas na condução do aprender sempre e em todas as dimensões da vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Margarete da Silva, Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco

Mestre em Gestão em Organizações Aprendentes pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil. Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal de Pernambuco, Brasil. Gestora da Escola Professora Adelina Almeida em Petrolina, Pernambuco, Brasil. 

Gustavo Henrique de Araújo Freire, UFRJ

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil. Docente permanente doPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Downloads

Publicado

2017-04-25

Como Citar

Silva, M. M. da, & Freire, G. H. de A. (2017). Um olhar sobre a educação escolarizada de surdos à luz da competência em informação. Informação &Amp; Sociedade, 27(1). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/33194

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa