A vida secreta dos metadados no wikidata: um enfoque sobre o sentido na (Web) Semântica Formal

Autores

Palavras-chave:

Wikidata. Metadados. Semântica Formal. Web Semântica.

Resumo

Desde o anúncio da Web Semântica, até o presente momento, muitas tecnologias e inovações foram desenvolvidas para dar corpo e efetividade ao conceito. Essa teia de significações é composta por linguagens e tecnologias semânticas, como o XML (eXtensible Markup Language), RDF (Resource Description Framework), Declarações, entre outras que estruturam os dados que perambulam pelo ciberespaço, formando grandes bases de conhecimento, como o Wikidata (Wikimedia Foundation). A lógica principal da Web Semântica está em descrever as entidades (coisas) do mundo real e vinculá-las a outras, para que essa rede de significações possa ser ativada, recuperada e interpretada pelas máquinas e humanos.  A pesquisa de delineamento documental teve como corpus de pesquisa o Wikidata. A investigação visou perscrutar essa base para apreensão da estruturação de metadados para responder a questão: que tipo de Semântica estaria sendo produzida em uma base de conhecimento? Como resultado, observou-se que a Semântica Formal é a base para a geração de metadados, entretanto, no paradigma pós-moderno, o sentido – e a própria Semântica - são um fenômeno sociotécnico no ciberespaço.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvana Drumond Monteiro, Universidade Estadual de Londrina. Departamento de Ciência da Informação.

Pós-Doutora em Ciência da Informação, Universidad de Federal d eMinas Gerais. Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003), mestre em Ciência da Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1996) e bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Estadual de Londrina (1984). Atualmente é professora associada do Departamento de Ciência da Informação, Universidade Estadual de Londrina. Líder do Grupo Informação e Conhecimento no Ciberespaço. Pesquisadora participante do Grupo Novas Tecnologias em Informação, Unesp, Marília. Pesquisadora Produtividade Pq2, CNPq.

Downloads

Publicado

2018-04-02

Como Citar

Monteiro, S. D. (2018). A vida secreta dos metadados no wikidata: um enfoque sobre o sentido na (Web) Semântica Formal. Informação &Amp; Sociedade, 28(1). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/34757

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa