A Biblioteca Pública como tema de estudo nos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação no Brasil

Autores

  • Silvania Alves Ferreira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Dalgiza Andrade Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Produção Científica, Biblioteca Pública, Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação

Resumo

Este artigo apresenta parte dos resultados de pesquisa de dissertação, que teve como ponto central a Biblioteca Pública - BP como temática dos estudos realizados no âmbito de mestrado e doutorado em Ciência da Informação - CI. O interesse pelo estudo surgiu a partir da necessidade de se verificar como as universidades têm colaborado para a discussão desse tema, nas suas agendas de pesquisa. Propôs-se investigar a inserção e a frequência com que a BP foi abordada nesses estudos; quais as características dessa produção e qual foi o enfoque dado sobre a temática. Sendo assim, teve como objetivo analisar a produção científica sobre BP nos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação – PPGCI no Brasil, abrangendo o período de 1970 a 2015. A pesquisa foi descritiva, com uma abordagem quantitativa e qualitativa. Foram aplicados procedimentos de análise de conteúdo. Identificou-se 88 teses e dissertações defendidas em 13 PPGCI que versaram sobre BP. Os resultados mostram que os estudos concentraram-se, principalmente, em seis categorias temáticas: funções; análise de serviços; histórico e problemas; planejamento e políticas públicas de informação e cultura; cultura/mediação e usuário/uso da biblioteca. Esses temas somam-se 65 pesquisas, representando 74% do total. As demais categorias: biblioteca comunitária; Biblioteca Pública e educação; desenvolvimento de coleções; profissional bibliotecário; divulgação e miscelânea totalizaram 23 pesquisas (26%). A pesquisa demonstrou que a temática BP tem tido uma abordagem frequente, ainda que em pequeno volume, e de forma descontínua. 

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Biografia do Autor

Silvania Alves Ferreira, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (PPGGOC/UFMG). Mestre  em Ciência da Informação (PPGCI/UFMG-2015). Bacharel em em Biblioteconomia (Escola de Biblioteconomia/UFMG- 2005). Atualmente é Bibliotecária na Superintendência de Bibliotecas Públicas e Suplemento Literário MG. Atua como bibliotecária/gestora de cultura no Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas Municipais de Minas Gerais desde 2006. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia, atuando principalmente
nos seguintes temas: bibliotecas públicas e sistemas de bibliotecas.

Dalgiza Andrade Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Escola de Ciência da Informação/Programa de Pós-Graduação em Gestão da Organização e do Conhecimento e Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (PPGCI/UFMG-2011). Mestre em Ciência da Informação (PPGCI/UFMG-2005). Bacharel em Biblioteconomia (Escola de Biblioteconomia/UFMG-1991). Coordenadora do Programa Carro-Biblioteca/ECI (10/2013-10/2015). Tem experiência na área de Ciência da Informação e Biblioteconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: fontes de informação, cidadania, prática informacional, comunicação científica e estudos bibliométricos, pesquisa cientifica, deontologia biblioteconômica, mercado de trabalho, formação e desenvolvimento de coleções, bibliotecas públicas e bibliotecas escolares. Ministra disciplinas sobre Recursos e Serviços de Informação. Diretora Técnica, Coordenadora do Grupo de Trabalho de Assuntos Parlamentares e Membro da Comissão de Legislação e Normas do Conselho Federal de Biblioteconomia - 17ª Gestão (2016/2018).

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Publicado

2017-12-24

Como Citar

Ferreira, S. A., & Oliveira, D. A. (2017). A Biblioteca Pública como tema de estudo nos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação no Brasil. Informação &Amp; Sociedade, 27(3). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/35025

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa