A imagem fotográfica como representação e documento: um estudo a partir das fotografias de objetos da sala de visitas do escritor Jorge Amado
Palavras-chave:
Palavras-chaves, Fotografia – Representação. Documento. Objetos - Representação. Jorge Amado.Resumo
RESUMO: Essse é um estudo sobre a imagem como representação e documento, sua gênese, fabricação, suportes e usos, uma construção do homem para dar sentido ao real. Elege imagens fotográficas da casa do escritor Jorge Amado, como objeto, basicamente aquelas da sua sala de visitas, representações que podem apontar para as relações sociais e culturais construídas pelo escritor. A noção de documento como aporte teórico reporta-se ao conceito de Suzanne Briet (1951), ao pensamento de Buckland (1991), Otlet (1996), Manini (2011) como referências históricas de um novo pensar sobre sua materialidade. Reflete sobre a imagem como representação, seus modos de produção, usos e recepção.Busca identificar o percurso que fez com que a fotografía passasse de uma invenção do século XIX, com traços puramente estéticos de representação da realidade, para um instrumento de promoção e circulação social do conhecimento, ferramenta útil e eficaz da pesquisa acadêmica. A pesquisa caracteriza-se como exploratória, apropria-se do método heurístico, intuitivo e experimental, utiliza-se de questionário como instrumento de pesquisa e adota a observação direta do objeto. Como resultado, através da leitura, descrição classificação e análise e de um processo de desmontagem e remontagem das imagens, aponta para a potencialidade da imagem fotográfica como fonte documetal representativa das relações socioculturais estabelecidas pelo esctritor.
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