Cidade Informacional e Identidade: o porto alegrense narrado no Foursquare

Autores

Palavras-chave:

Identidade, Cidade Informacional, Foursquare, Porto alegrense

Resumo

Reflete sobre a identidade do cidadão porto alegrense a partir das informações publicadas em ambientes virtuais. Articula teoricamente os conceitos de identidade, cidade informacional e mídias locativas, para pensar a cidade formada pelas Tecnologias de Informação e Comunicação. Aborda a identidade como fruto de um processo de identificação que ocorre nos grupos sociais, sendo a cidade um espaço de construção identitária. Defende que as informações produzidas e divulgadas sobre o cidadão evidenciam suas marcas identitárias. A metodologia está calcada na análise das informações publicadas pelos usuários na página de Porto Alegre do Foursquare, aplicativo de celular onde constam informações sobre as cidades. A partir de uma abordagem qualitativa, o estudo utiliza o método da narratologia, que permite identificar e caracterizar as personagens em narrativas. Conclui que o porto alegrense possui uma representação identitária múltipla no aplicativo e suas características influenciam na concepção que os sujeitos possuem sobre a própria cidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luis Fernando Herbert Massoni, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Doutorando e Mestre em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCOM/UFRGS). Bolsista CAPES.

Valdir Jose Morigi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutor em Sociologia (USP) e pós-doutorando em Memória Social (UNIRIO).

Downloads

Publicado

2018-04-02

Como Citar

Massoni, L. F. H., & Morigi, V. J. (2018). Cidade Informacional e Identidade: o porto alegrense narrado no Foursquare. Informação &Amp; Sociedade, 28(1). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/38036

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa