Avaliação de desempenho em bibliotecas: revisão de literatura e apresentação de indicadores

Autores

  • Marciléia Aparecida de Paula Universidade de São Paulo
  • Waldomiro de Castro Santos Vergueiro Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Gestão da Qualidade. Avaliação de Desempenho em Bibliotecas. Indicadores de Desempenho. Norma BS ISO 11620. Diretrizes da IFLA.

Resumo

Considerando a importância de que a qualidade dos processos praticados em uma instituição seja mensurada e avaliada, busca revisar a literatura sobre os temas Qualidade, Gestão da Qualidade, Avaliação em Serviços de Informação e Indicadores de Desempenho, relacionando-os com o contexto das bibliotecas. Além disso, considerando, especificamente, os processos de desenvolvimento de coleções (mais relacionados à avaliação do uso do acervo) e de processamento técnico, apresenta a metodologia de aplicação de nove indicadores de desempenho. A metodologia empregada para a seleção dos indicadores foi a análise da terceira edição da norma BS ISO 11620 Information and documentation – Library performance indicators, publicada em 2014, e da segunda edição das Diretrizes da IFLA intituladas Measuring quality: performance measurement in libraries, publicadas em 2007. Dentre os indicadores selecionados estão cinco para o desenvolvimento de coleções (Disponibilidade de Títulos Solicitados; Disponibilidade Imediata; Porcentagem de Títulos Solicitados na Coleção; Taxa de Uso da Coleção e Porcentagem do Acervo não Usado) e quatro para o processamento técnico (Porcentagem das Publicações Acadêmicas da Instituição no Repositório Institucional; Média de Tempo de Processamento dos Documentos; Produtividade da Equipe de Processamento e Custo por Título Catalogado). A aplicação de indicadores de desempenho é de suma importância para as instituições que querem buscar dados e informações que as auxiliem na avaliação e na tomada de decisão quanto à possíveis melhorias nos processos de trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marciléia Aparecida de Paula, Universidade de São Paulo

Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo

Waldomiro de Castro Santos Vergueiro, Universidade de São Paulo

Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo

Downloads

Publicado

2018-04-02

Como Citar

Paula, M. A. de, & Vergueiro, W. de C. S. (2018). Avaliação de desempenho em bibliotecas: revisão de literatura e apresentação de indicadores. Informação &Amp; Sociedade, 28(1). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/38263

Edição

Seção

Comunicações de Trabalhos/Pesquisas em Andamento