Alguns conceitos da sociologia de Pierre Bourdieu relacionados com a análise de rede social

Autores

  • Bruno Henrique Alves Universidade Federal Fluminense - UFF
  • Ely Francina Tannuri Oliveira Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campus de Marília - UNESP - Faculdade de Filosofia e Ciências.

Resumo

O Campo da Ciência da Informação - CI é um espaço hierarquizado, relativamente autônomo e formado por relações objetivas que se dão em um contexto social. Esta pesquisa objetiva compreender os mecanismos implícitos à geração e construção do conhecimento dos pesquisadores bolsistas de produtividade em pesquisa do CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - em CI e a posição social que ocupam no Campo em questão. De forma mais específica, pretende:  compreender os mecanismos sociais construídos para organizar e facilitar aestruturação das redes de colaboração científica dos pesquisadores bolsistas de produtividade em pesquisa do CNPq em CI;e fundamentar a Análise de Redes Sociais – ARS, a partir da teoria do Campo e os conceitos de Capital Social e Capital Científico, propostos pela Sociologia de Pierre Bourdieu. Para a construção das redes de colaboração científica entre os pesquisadores, utilizou-se o Software Ucinet. A teoria do Campo Científico foi utilizada também para complementar o procedimento de Análise de Redes Sociais, com foco na caracterização e evolução das redes de colaboração científica (2005-2009 e 2010-2014). Como conclusões, destaca-se que, de acordo com os fundamentos da Sociologia de Pierre Bourdieu, para ocupar uma posição de dominante, o pesquisador bolsista de produtividade em pesquisa doCNPqdeve entender a lógica do jogo, pois o Campo possui eixos estruturantes a partir dois quais se identificam os principais jogadores que ocupam esse espaço social de concorrência científica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Henrique Alves, Universidade Federal Fluminense - UFF

Professor do Departamento de Ciência da Informação (GCI) da Universidade Federal Fluminense (UFF), nos cursos de Arquivologia e de Biblioteconomia. Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" UNESP-Marília. Trabalha, principalmente, nos seguintes temas: Estudos Métricos da Informação, Bibliometria, Cientometria, Colaboração Científica, Coautoria, Sociologia da Ciência, Sociologia de Pierre Bourdieu e Gestão da Informação e de Bibliotecas.

Ely Francina Tannuri Oliveira, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campus de Marília - UNESP - Faculdade de Filosofia e Ciências.

Livre-Docente na área de "Estudos Bibliométricos", pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, com doutorado e mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Coordenadora do grupo de pesquisa "Estudos métricos da Informação" , vice coordenadora da linha de pesquisa Produção e Organização da Informação do PPGCI e bolsista pesquisadora do CNPq(2).

Downloads

Publicado

2018-12-28

Como Citar

Alves, B. H., & Oliveira, E. F. T. (2018). Alguns conceitos da sociologia de Pierre Bourdieu relacionados com a análise de rede social. Informação &Amp; Sociedade, 28(3). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/40892

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa