Restrições ao acesso informacional: a neutralidade de rede e a prática do zero-rating na governança da Internet

Autores

  • Hermann Bergmann Garcia e Silva Universidade FUMEC
  • Rodrigo Moreno Marques Universidade FUMEC

Palavras-chave:

Governança da Internet, Regulação da Internet, Neutralidade de rede, Zero-rating

Resumo

Com a expansão das ofertas de gratuidade no tráfego de Internet para acesso a determinadas aplicações ou conteúdos, prática denominada de zero-rating, surgem novos desafios para a governança da Internet, notadamente no que se refere à garantia do tratamento isonômico e não discriminatório do fluxo de informações na web. Nesse contexto, o presente trabalho analisa a experiência internacional de normatização do princípio da neutralidade de rede e da prática do zero-rating, a partir dos marcos regulatórios do Canadá, Chile, Holanda, Índia e União Europeia. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa descritiva de natureza qualitativa, fundamentada em análises bibliográfica e documental. Os resultados apontam, por um lado, para uma tendência de se regulamentar a proibição de práticas na Internet que tenham como objetivo bloquear, priorizar, degradar ou restringir intencionalmente alguns tipos de conteúdo. Por outro lado, verifica-se a ausência de uniformidade no que se refere ao disciplinamento da prática do zero-rating. Nesses termos, a investigação realizada busca contribuir com a discussão acadêmica acerca da regulação de práticas que limitam o acesso informacional dos usuários da Internet.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hermann Bergmann Garcia e Silva, Universidade FUMEC

Mestre em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento pela Universidade FUMEC. Membro do grupo de pesquisa Informação e Conhecimento na Sociedade Contemporânea da Universidade FUMEC.

Rodrigo Moreno Marques, Universidade FUMEC

Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Escola de Ciência da Informação da UFMG. Professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento da Universidade FUMEC, onde coordena o grupo de pesquisa Informação e Conhecimento na Sociedade Contemporânea.

Downloads

Publicado

2018-12-28

Como Citar

Garcia e Silva, H. B., & Marques, R. M. (2018). Restrições ao acesso informacional: a neutralidade de rede e a prática do zero-rating na governança da Internet. Informação &Amp; Sociedade, 28(3). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/42514

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa