Mutações na ciência da informação e reflexos nas mandalas interdisciplinares
Palavras-chave:
Ciência da Informação, Interdisciplinaridade, Epistemologia, Mapeamento da literatura, Metrias de informação e comunicação, mandalas.Resumo
Pesquisa sobre a constituição epistemológica da Ciência da Informação, suas transformações ao longo do seu desenvolvimento e sua representação em mandalas, a fim de traçar uma nova configuração que espelhe a área na contemporaneidade. O método adotado reuniu o qualitativo e quantitativo, tanto por mapeamentos da literatura quanto por metrias da informação e comunicação. A epistemologia e a interdisciplinaridade sustentaram teoricamente a pesquisa e diferentes fontes foram utilizadas, do Brasil e do exterior. Os resultados demonstram que a Ciência da informação estudada e praticada no Brasil está de acordo com a agenda internacional de pesquisas da área, com exceção da divulgação científica observada e justificada pelas políticas públicas e ações de informação de nosso país. O traçado atual da mandala representativa da Ciência da Informação no mundo de hoje possibilitou estabelecer novas fases. A atual é manifestada pela Ciência Aberta e Ciência Cidadã que, por sua vez, expressam a aproximação de Ciência e sociedade, em processo de reconhecimento do direto de todos à informação e ao conhecimento.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade de INFORMAÇÃO & SOCIEDADE, sendo vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para uso de estudo e pesquisa.