Sujeito informacional, conceito em emergência: uma revisão teórico-conceitual de periódicos Ibero-Americanos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4783.2020v30n1.43934

Resumo

Revisa o emprego do conceito de sujeito informacional em artigos publicados nos periódicos científicos ibero-americanos do campo da Ciência da Informação (divulgados entre 2012 – ano da primeira publicação de artigo com tal definição encontrada – e março de 2018 – época da coleta de dados da presente pesquisa), disponíveis na plataforma do Portal de Periódicos da Coordenação de aperfeiçoamento de pessoal de nível superior – Capes. Conceitua sujeito informacional, revisitando, para tal, a origem da concepção de sujeito na Grécia Antiga, bem como definições de sujeito na filosofia e na psicanálise, problematizando a importância da ideia de sujeito para o pensamento científico. Avalia o uso do termo “sujeito informacional”, bem como de outros usos e entendimentos do termo “sujeito” nos referidos periódicos. Conclui que o conceito de sujeito informacional emerge para responder à angústia de pesquisadores do campo da CI insatisfeitos com o termo “usuários da informação”, insuficiente para compreender as relações contemporâneas dos sujeitos com a informação em diversos contextos e formatos. Constata-se ainda, dentre outros, que se trata de concepção muito recente no supracitado campo, e, portanto, é percebida uma subutilização do termo “sujeito informacional” nos artigos estudados em comparação com o uso do termo tradicional “usuário da informação”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ruleandson do Carmo Cruz, Universidade Federal de Minas Gerais

Jornalista, mestre e doutor em Ciência da Informação e pesquisador do grupo Estudos em práticas informacionais e cultura - Epic do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCI da Universidade Federal de Minas Gerais  UFMG.

Carlos Alberto Ávila Araújo, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFMG.

Publicado

2020-03-05

Como Citar

Cruz, R. do C., & Ávila Araújo, C. A. (2020). Sujeito informacional, conceito em emergência: uma revisão teórico-conceitual de periódicos Ibero-Americanos. Informação &Amp; Sociedade, 30(1). https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4783.2020v30n1.43934

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa