Web, Web Semântica e Web Pragmática: um posicionamento da Arquitetura da Informação

Autores

  • Silvana Aparecida Borsetti Gregorio Vidotti Universidade Estadual Paulista ( UNESP)
  • Caio Saraiva Coneglian Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Sandra Milena Roa-Martínez Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Fernando Luiz Vechiato Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • José Eduardo Santarém Segundo Universidade Estadual Paulista (UNESP

Resumo

A expansão no uso de ambientes informacionais digitais, em especial da Web, trouxe a necessidades de aprimorar a interação entre os indivíduos e os mecanismos computacionais. Neste sentido, a Web possibilita a publicação de conteúdos, a Web Semântica busca inserir significado aos conteúdos disponíveis na Web, enquanto a Web Pragmática busca inserir contexto aos conteúdos. A Arquitetura da Informação busca fornecer subsídios teóricos e aplicados para a criação de ambientes digitais, com foco ao atendimento das necessidades informacionais dos usuários, considerando ainda, o contexto e o conteúdo. Assim, questiona-se como as teorias e os campos relacionados à Arquitetura da Informação, estudados pela Ciência da Informação, se relacionam com a Web, a Web Semântica e a Web Pragmática. Diante disso, objetivou-se identificar e explorar a relação existente entre a Arquitetura da Informação, a Web, a Web Semântica e a Web Pragmática. Para tal, utilizou-se uma metodologia qualitativa, de caráter bibliográfico e analítico. Enquanto resultados, identificou-se que a Arquitetura da Informação, tendo como prisma a sua teoria sistêmica, é aprimorada quando faz uso da Web Semântica, enquanto que a Arquitetura da Informação, em conjunto com os campos de estudos que utilizam de seu arcabouço teórico, quais sejam, a Encontrabilidade da Informação, a Usabilidade, a Pervasividade e a Experiência de Usuário, promove a materialização da Web Pragmática. Concluiu-se assim, que a relação existente ocorre quando a Arquitetura da Informação enriquecida com seus campos de estudos incorpora as tecnologias da Web Semântica e, passa a ser uma propiciadora da Web Pragmática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvana Aparecida Borsetti Gregorio Vidotti, Universidade Estadual Paulista ( UNESP)

Professora Assistente-Doutora em Regime de Dedicação Integral. Docente dos cursos de graduação em Arquivologia e Biblioteconomia e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Unesp. Bolsista de Produtividade  do CNPq.

Caio Saraiva Coneglian, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Doutorando e mestre pelo Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação para UNESP de Marília. Bacharel em Ciência da Computação pelo UNIVEM.

Sandra Milena Roa-Martínez, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Professora Titular do Departamento de Sistemas e membro do Grupo de Pesquisa em Inteligência Computacional da Universidade do Cauca (Colômbia). Doutoranda no Programa de pós-graduação em Ciências de Informação  e membro do Grupo de Pesquisa - Novas Tecnologias em Informação da Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Fernando Luiz Vechiato, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Professor Adjunto do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista (UNESP - Campus de Marília). Doutor em Ciência da Informação (2013), Mestre em Ciência da Informação (2010) e Bacharel em Biblioteconomia (2007) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; (UNESP - Campus de Marília).

José Eduardo Santarém Segundo, Universidade Estadual Paulista (UNESP

Doutor e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-UNESP-Marília/SP; Professor Doutor no Departamento de Educação, Informação e Comunicação, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (USP); Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UNESP/Marília na linha de Informação e Tecnologia. Coordenador do GT8 - Informação e Tecnologia, da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (ANCIB).

Downloads

Publicado

2019-03-27

Como Citar

Vidotti, S. A. B. G., Coneglian, C. S., Roa-Martínez, S. M., Vechiato, F. L., & Santarém Segundo, J. E. (2019). Web, Web Semântica e Web Pragmática: um posicionamento da Arquitetura da Informação. Informação &Amp; Sociedade, 29(1). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/44358

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa