Repositórios digitais confiáveis: uma revisão da literatura nacional e internacional publicada em periódicos científicos
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4783.2020v30n1.45426Resumo
Repositórios digitais confiáveis são bibliotecas digitais que fornecem acesso às informações e, ao mesmo tempo, garantem autenticidade, confidencialidade e preservação por longo prazo dos documentos abrigados. Atualmente, existem critérios definidos por normas internacionais quanto à certificação desses repositórios. Em alguns países da América do Norte e Europa instituições se dedicam a auxiliar na aquisição do selo de certificação, construindo padrões e requisitos para a análise dos repositórios. Assim, o presente artigo discute o conceito de repositórios digitais confiáveis e sua exploração pela literatura nacional e internacional. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, utilizando como método revisão sistemática em cinco bases de dados da área de Ciência da Informação, com o objetivo de identificar a aplicação dos estudos no cenário nacional e internacional e mapear os autores, periódicos e países que têm explorado o conceito e de que forma o tema tem sido trabalhado. Os resultados apontam que o tema é recente, com produções realizadas a partir de 2001. Há a predominância de citações em documentos que tratam de aspectos conceituais e da implementação da preservação digital. Pode-se afirmar que ainda é uma temática pouco explorada, pois, apesar de apontada por um grande quantitativo de autores, não há predominância de especialistas na publicação de documentos sobre o assunto. Conforme a filiação dos autores, os países que mais publicaram foram os Estados Unidos da América, Canadá, Brasil, Portugal e Inglaterra, mas houve a representação de países de todos os continentes do globo.
Downloads
Métricas
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade de INFORMAÇÃO & SOCIEDADE, sendo vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para uso de estudo e pesquisa.