A promoção da experiência dos utilizadores como um estímulo à aprendizagem em museus: um estudo exploratório

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4783.2020v30n3.47319

Resumo

O desenvolvimento e expansão das redes comunicacionais desde os meados do século XX estimularam a consolidação de uma Ciência de Informação, cujo objeto é a informação social. As instituições culturais, como os museus, são vistos enquanto serviços de informação que devem gerir os seus objetos informacionais de modo a comunicar eficiente e apelativamente o significado dos seus artefactos aos visitantes, proporcionando-lhes uma experiência de aprendizagem enriquecedora e memorável. No entanto, a experiência dos utilizadores é normalmente vista sob uma perspetiva da conceção de tecnologias. Este estudo procura alargar o conceito de experiência ao contacto do visitante com o espaço e contexto do museu. Para tal, procede-se a uma revisão de literatura qualitativa dos artigos mais relevantes que alimentam um estudo exploratório. Conclui-se que os museus devem procurar afirmar-se como locais promotores de experiências pessoais de forma a promover o enriquecimento cultural dos visitantes. O sistema tecnológico de informação é apontado como o elemento mediador entre a informação dos objetos e o conhecimento dos visitantes.

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Biografia do Autor

André Pereira Pacheco, Universidade de Coimbra

Curso de Doutoramento em Ciência da Informação

Universidade de Coimbra, Faculdade de Letras, Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (Portugal).

Maria Cristina Vieira de Freitas, Universidade de Coimbra

Diretora do Mestrado em Ciência da Informação,

Universidade de Coimbra, Faculdade de Letras, Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (Portugal)

Carlos Guardado da Silva

Diretor do mestrado em Ciências da Documentação e Informação

Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, Centro de Estudos Clássicos (Portugal).

Publicado

2020-09-29

Como Citar

Pacheco, A. P., Freitas, M. C. V. de ., & Silva, C. G. da. (2020). A promoção da experiência dos utilizadores como um estímulo à aprendizagem em museus: um estudo exploratório. Informação &Amp; Sociedade, 30(3), 1–28. https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4783.2020v30n3.47319

Edição

Seção

Artigos de Revisão