A promoção da experiência dos utilizadores como um estímulo à aprendizagem em museus: um estudo exploratório
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4783.2020v30n3.47319Resumo
O desenvolvimento e expansão das redes comunicacionais desde os meados do século XX estimularam a consolidação de uma Ciência de Informação, cujo objeto é a informação social. As instituições culturais, como os museus, são vistos enquanto serviços de informação que devem gerir os seus objetos informacionais de modo a comunicar eficiente e apelativamente o significado dos seus artefactos aos visitantes, proporcionando-lhes uma experiência de aprendizagem enriquecedora e memorável. No entanto, a experiência dos utilizadores é normalmente vista sob uma perspetiva da conceção de tecnologias. Este estudo procura alargar o conceito de experiência ao contacto do visitante com o espaço e contexto do museu. Para tal, procede-se a uma revisão de literatura qualitativa dos artigos mais relevantes que alimentam um estudo exploratório. Conclui-se que os museus devem procurar afirmar-se como locais promotores de experiências pessoais de forma a promover o enriquecimento cultural dos visitantes. O sistema tecnológico de informação é apontado como o elemento mediador entre a informação dos objetos e o conhecimento dos visitantes.
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