Análise das convergências entre os Modelos de Maturidade e de Gestão do conhecimento e os pilares do índice Global de inovação

Autores

  • Elaine da Silva Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) https://orcid.org/0000-0003-1449-354X
  • Ieda Pelogia Martins Damian Universidade Estadual Paulista (Unesp/Marília)Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras - FFCLRP/USP. https://orcid.org/0000-0001-5364-3243
  • Marta Lígia Pomim Valentim Universidade Estadual Paulista (Unesp/Marília)

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4783.2020v30n1.47431

Resumo

Diante da importância da inovação para a sociedade contemporânea, dos crescentes estudos acerca da gestão do conhecimento e do pressuposto de que o conhecimento é elemento fundamental para a inovação, o presente artigo objetiva verificar se processos estruturados de gestão do conhecimento podem influenciar a geração de inovação, buscando identificar convergências entre ambas. Para tanto, realizou-se uma revisão de literatura sobre os temas: ‘gestão de conhecimento’ e ‘inovação’. Após a análise desenvolveu-se um quadro síntese apresentado as áreas-chave dos modelos de maturidade de gestão do conhecimento, o que propiciou destacar os elementos basilares da gestão do conhecimento e o modelo mais abrangente entre os analisados. Finalizando, analisou-se comparativamente as áreas-chave do modelo de maturidade de gestão do conhecimento selecionado e os elementos que constituem os pilares fundamentais para a geração de inovação e descritos em instrumento que mede a atividade inovativa em âmbito mundial. A análise propiciou evidenciar convergências entre o modelo de gestão do conhecimento e os indicadores de inovação, ratificando a hipótese de que processos estruturados de gestão do conhecimento podem contribuir signikficativamente para a geração de inovação em contextos organizacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Elaine da Silva, Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp/Marília) com realização de Doutorado Sanduíche desenvolvido junto ao Programa de Doutorado Formación en la Sociedad del Conocimiento da Universidad de Salamanca (USAL) na Espanha. Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp/Marília). Especialista em Gestão Empresarial (Univem/Marília) e em Uso Estratégico das Tecnologias de Informação (Unesp/Marília). Graduada em Biblioteconomia (Unesp/Marília). Atua principalmente nos seguintes temas: Gestão da informação; Gestão do conhecimento; Geração e gestão de inovação, Políticas públicas de inovação e Sistemas nacionais de inovação. Membro do grupo de pesquisa Informação, Conhecimento e Inteligência Organizacional, (Unesp/Marília). Experiência docente no ensino de pós-graduação, ensino técnico e educação fundamental. Experiência profissional em gestão de bibliotecas e consultoria em gestão da informação. Atualmente é professora substituta no Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Ieda Pelogia Martins Damian, Universidade Estadual Paulista (Unesp/Marília)Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras - FFCLRP/USP.

Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Docente da Universidade de São Paulo no curso de graduação em Ciência da Informação e Documentação do Departamento de Educação, Comunicação e Informação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras - FFCLRP/USP. Docente do Programa de Pós-graduação em Administração das Organizações na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto - FEA-RP/USP. Possui graduação em Analise de Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1994), mestrado em Administração de Organizações pela FEA-RP/USP (2009), doutorado em Administração de Organizações pela FEA-RP/USP (2012). Áreas de concentração: gestão da informação e do conhecimento, serviços de referência e informação, redes de informação, base de dados, administração de varejo, sistemas de informação, comércio e governo eletrônico.

Marta Lígia Pomim Valentim, Universidade Estadual Paulista (Unesp/Marília)

Pós-Doutorado pela Universidad de Salamanca, Espanha, em 2011-2012. Livre Docente em Informação, Conhecimento e Inteligência Organizacional pela Unesp. Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), em 2001. Mestre pela PUC-Campinas, em 1995. Docente de graduação e pós-graduação da Universidade Estadual Paulista (Unesp/Marília). Bolsista Produtividade em Pesquisa (PQ) do CNPq na área de inteligência competitiva organizacional, gestão da informação, gestão do conhecimento e cultura informacional. Líder do Grupo de Pesquisa ?Informação, Conhecimento e Inteligência Organizacional. Coordena o projeto de pesquisa Processos de compartilhamento e socialização do conhecimento em ambientes empresariais. Vice-Supervisora do Instituto de Políticas Públicas de Marília (IPPMAR). Organizadora e autora de vários livros na área. Presidente da Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN), gestão 2016-2019. Exerceu o cargo de Vice-Presidente da Asociación de Educación e Investigación en Ciencia de la Información de Iberoamérica y el Caribe (EDICIC), gestão 2009-2011. Exerceu a coordenação do Grupo de Trabalho Gestão da Informação e do Conhecimento nas Organizações (GT-4), da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (ANCIB), gestão 2009-2010. Exerceu o cargo de Presidente da Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN), gestão 2001-2004.

Publicado

2020-03-31

Como Citar

Silva, E. da, Damian, I. P. M., & Valentim, M. L. P. (2020). Análise das convergências entre os Modelos de Maturidade e de Gestão do conhecimento e os pilares do índice Global de inovação. Informação &Amp; Sociedade, 30(1). https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4783.2020v30n1.47431

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa