Análise das convergências entre os Modelos de Maturidade e de Gestão do conhecimento e os pilares do índice Global de inovação
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4783.2020v30n1.47431Resumo
Diante da importância da inovação para a sociedade contemporânea, dos crescentes estudos acerca da gestão do conhecimento e do pressuposto de que o conhecimento é elemento fundamental para a inovação, o presente artigo objetiva verificar se processos estruturados de gestão do conhecimento podem influenciar a geração de inovação, buscando identificar convergências entre ambas. Para tanto, realizou-se uma revisão de literatura sobre os temas: ‘gestão de conhecimento’ e ‘inovação’. Após a análise desenvolveu-se um quadro síntese apresentado as áreas-chave dos modelos de maturidade de gestão do conhecimento, o que propiciou destacar os elementos basilares da gestão do conhecimento e o modelo mais abrangente entre os analisados. Finalizando, analisou-se comparativamente as áreas-chave do modelo de maturidade de gestão do conhecimento selecionado e os elementos que constituem os pilares fundamentais para a geração de inovação e descritos em instrumento que mede a atividade inovativa em âmbito mundial. A análise propiciou evidenciar convergências entre o modelo de gestão do conhecimento e os indicadores de inovação, ratificando a hipótese de que processos estruturados de gestão do conhecimento podem contribuir signikficativamente para a geração de inovação em contextos organizacionais.
Downloads
Métricas
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade de INFORMAÇÃO & SOCIEDADE, sendo vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para uso de estudo e pesquisa.