Por que as Fake News têm espaço nas mídias sociais?

uma discussão a luz do comportamento infocomunicacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4783.2020v30n2.50410

Resumo

Este artigo apresenta o comportamento dos usuários ao interagirem com fake news no contexto das mídias sociais. O intuito foi discutir o contexto informacional dos usuários que utilizam as mídias sociais para propagar informações falsas e características dos cenários utilizados, atualmente, nas mídias sociais digitais. Nesse sentido, tem como objetivo a compreensão acerca do comportamento infocomunicacional dos usuários que utilizam suas redes sociais na Internet como meio de comunicação e para busca e recuperação da informação. Os objetivos específicos pretenderam analisar o comportamento dos usuários nas mídias sociais digitais, perante as Fake News, e identificar quais recursos são destacados como necessários para combater a propagação de notícias falsas na Internet. A metodologia é composta por pesquisa com abordagem qualitativa, com método descritivo, do tipo bibliográfica. Foi realizada uma contextualização entre a nova realidade digital e todas as classes sociais, levando em consideração que os mais jovens e escolarizados são os que mais acessam a Internet. Como resultado, destaca-se alguns recursos que podem ser necessários para promover um comportamento do usuário, visando combater a proliferação de notícias falsas por meio digital. Conclui-se alertando para a importância de se considerar o comportamento infocomunicacional dos usuários perante as mídias sociais, principalmente no que tange à identificação, disseminação, difusão e recuperação de notícias falsas e verídicas por meio das mídias sociais digitais.

Palavras-chave: Comportamento infocomunicacional. Fake News. Mídias sociais. Internet. Marketing Digital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Barbara Coelho Neves, UFBA

Doutora em Educação (UFBA). Mestre em Ciência da Informação. Professora adjunta do Instituto de Ciência da Informação (UFBA). E-mail: barbaran@ufba.br. 

Jussara Borges, UFRGS

Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas (UFBA). Professora adjunta no Departamento de Ciência da Informação (UFRGS). E-mail: jussara.borges@ufrgs.br.

Publicado

2020-04-27

Como Citar

Neves, B. C., & Borges, J. (2020). Por que as Fake News têm espaço nas mídias sociais? : uma discussão a luz do comportamento infocomunicacional. Informação &Amp; Sociedade, 30(2). https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4783.2020v30n2.50410

Edição

Seção

Artigos de Revisão