Google Scholar Metrics e a proposta do novo Qualis: impacto dos periódicos brasileiros de Ciência da Informação
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4783.2020v30n1.50676Resumo
O presente trabalho mensura o impacto dos periódicos brasileiros de Ciência da Informação a partir da metodologia proposta pelo novo Qualis. Foram analisados os periódicos da coleção “Revistas Brasileiras” da Base de Dados de Ciência da Informação (BRAPCI) avaliados na área 31 do Qualis de 2016 e com classificação divulgada na lista prévia do Qualis em 2019. Foram identificados o FI (JCR), o CiteScore (SJR) e o Índice h5 (GSM) dos periódicos indexados. Utilizou-se o software Publish or Perish para cálculo do índice h5 dos periódicos não indexados, bem como para coleta dos dados de citação dos artigos publicados nos últimos cinco anos. Os dados receberam tratamento visando a eliminação de registros duplicados e documentos não citáveis. Foram calculadas a média de citações por artigo, o desvio padrão, o número de citações recebidas pelo artigo mais citado e o percentual de artigos sem citação. Os resultados sugerem que, embora a maioria de periódicos tenha aumentado seu nível de classificação, a proposta da nova metodologia Qualis não favoreceu a Ciência da Informação brasileira, considerando a não permanência de publicações no estrato A1. Por outro lado, aponta-se como positiva a adoção do índice h5 do GSM para a avaliação de periódicos sem FI ou CiteScore. Constatou-se ainda que a classificação preliminar do Qualis (2019) apresenta incongruências, tendo em vista a classificação de periódicos de índice h5 semelhantes em estratos diferentes. Por fim, verificou-se que o uso do software Publish or Perish implica na necessidade de tratamento dos dados, considerando os diversos erros apresentados.
Downloads
Métricas
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade de INFORMAÇÃO & SOCIEDADE, sendo vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para uso de estudo e pesquisa.