O Qualis e os periódicos científicos na produção de conhecimento em Doenças Tropicais negligenciadas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4783.2020v30n3.52054

Resumo

Analisa o Qualis Capes e os periódicos científicos na produção de artigos em Doenças Tropicais Negligenciadas (DTN), considerando pesquisadores vinculados aos Programas de Pós-Graduação (PPG) e Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT) aderentes às DTN e os servidores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O período selecionado foi 2015 a 2018, incluindo projeções para 2019. Para isto, selecionaram-se 2719 pesquisadores, coletando seus dados a partir da ferramenta ScriptLattes. Há tendência positiva de artigos nos estratos de maior qualidade, negativa nos de qualidade inferior, estabilização na zona neutra, e projeção de crescimento dos “sem Qualis”, tomando por base Medicina II.Os dados bibliométricos com Qualis foram organizados em ferramentas e instrumentos, tais como, Sistema de Descritores em Ciências da Saúde da Biblioteca Virtual em Saúde (DeCS/BVS), The Vantage Point, Planilha de Cálculo, VOSviewer e UCINET & NetDraw. Como principais resultados verificaram-se: leishmaniose, doença de Chagas e dengue são as doenças com maior cobertura; no aspecto concentração de artigos em uma mesma revista, leishmaniose, hanseníase, doença de Chagas, mordeduras de serpentes e dengue são as que aparecem mais bem colocadas; Plos One, Ciência & Saúde Coletiva, Plos Neglected Tropical Diseases, Revista da SBMT e Memórias do IOC são os periódicos mais representativos. Há tendência positiva de artigos nos estratos de maior qualidade, negativa nos de qualidade inferior, estabilização na zona neutra, e projeção de crescimento dos “sem Qualis”, tomando por base Medicina II.

Palavras-chave: Doenças Tropicais Negligenciadas. Qualis periódicos. Revistas científicas. Produção científica. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Natanael Vitor Sobral, Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor Adjunto do Instituto de Ciência da Informação da UFBA.

Fabio Mascarenhas e Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo (USP) com Pós-Doutorado na Universidade Carlos III de Madrid, UC3M, Espanha. É Professor Associado da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.

Zeny Duarte, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Letras e Linguística pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) com período sanduíche na Universidade Nova de Lisboa, Portugal e Pós-Doutorado realizado na Universidade do Porto, Portugal. Professora Titular da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia (PPGCI/UFBA).

Tonya Azevedo Duarte, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Ciências pelo Programa de Clínica Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi Pesquisadora Colaboradora do Centro de Pesquisa Gonçalo Moniz/FIOCRUZ-BA. É Professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Publicado

2020-09-29

Como Citar

Sobral, N. V. ., Silva, F. M. e, Duarte, Z., & Duarte, T. A. . (2020). O Qualis e os periódicos científicos na produção de conhecimento em Doenças Tropicais negligenciadas. Informação &Amp; Sociedade, 30(3), 1–24. https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4783.2020v30n3.52054

Edição

Seção

Artigos de Revisão