A maturidade de um campo científico: uma proposta metodológica a partir da Paleontologia brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4783.2020v30n2.52059

Resumo

O desenvolvimento da ciência e suas dinâmicas de comunicação têm sido investigados através de técnicas oriundas da Bibliometria, Cientometria e Webmetria. O uso de tais abordagens permite uma diversidade de análises quantitativas da informação registrada a partir do fator de impacto, das citações, das autorias e coautorias, dentre outros aspectos. O objetivo do presente estudo é propor uma metodologia para estimar o grau de maturidade ou consolidação de um campo científico. A metodologia se baseia nas informações sobre autoria, mais especificamente o fluxo de autores ao longo do tempo. Para a aplicação desta metodologia, utilizou-se dados da Paleontologia brasileira, um campo de importância nacional que carece de estudos quantitativos que permitam entender seu atual grau de consolidação. A proposta tem quatro etapas principais, que inclui a definição da variável chave, as autorias, definição e coleta de dados da produção do campo, organização dos dados e análise das autorias. A partir da análises de autorias das publicações brasileiras em paleontologia, indexadas na Web of Science, de 1991 a 2015, verificou-se que a quantidade de autores em dado espaço de tempo mostra expressivo e constante crescimento e que há um núcleo de autores que contribui de maneira contínua para o campo, com perspectiva de aumento, devido ao grande número de autores recém-chegados. A proposta mostrou-se não só viável para estimar a maturidade deste estudo de caso, mas também abre a possibilidade da realização de novos estudos, quer seja de acompanhamento dos avanços da maturidade deste campo no Brasil, bem como em outros campos do conhecimento

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Biografia do Autor

Mell Longuinho André Siciliano, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Bibliotecária, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Ciência da Informação IBICT/UFRJ.

Jacqueline Leta, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Gestão, Educação e Difusão em Ciências, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1999.

Pós-doutora em Cientometria, Universidade de Leuven, Bélgica, 2005.

Docente associada IV, Depto de Gestão, Educação e Difusão em Ciências, Instituto de Bioquímica Médica, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Publicado

2020-06-29

Como Citar

Siciliano, M. L. A. ., & Leta, . J. (2020). A maturidade de um campo científico: uma proposta metodológica a partir da Paleontologia brasileira . Informação &Amp; Sociedade, 30(2). https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4783.2020v30n2.52059

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa