Proposição de Observatório Científico para Popularização da Ciência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4783.2020v30n3.53866

Resumo

Objetiva discutir os aspectos e conceitos relacionados à popularização científica, a fim de propor a criação de um observatório científico para a Universidade Federal do Ceará, o qual poderá servir como modelo para outras instituições de ensino e pesquisa. Tal objetivo foi construído tendo como preocupações: o desconhecimento por parte da sociedade da relevância da ciência no desenvolvimento e no progresso social, bem como o aumento da descredibilidade e desconfiança nos resultados de pesquisas empreendidas por universidades, institutos e centros de pesquisa. Em relação ao percurso metodológico procedeu-se com uma revisão de literatura tendo como foco os conceitos: observatório científico, disseminação, difusão, divulgação e popularização da ciência, a fim de se delinear uma proposta de construção do observatório, com o estabelecimento de uma composição básica formada pelos itens: planejamento, estrutura, aspectos institucionais, ações de popularização e de aproximação. Dessa forma, espera-se que o conhecimento científico possa ser disseminado, compreendido e utilizado, se constituindo como produtor de significado para a sociedade. Conclui-se que um observatório de popularização da ciência contribui, sobremaneira, para criar e aumentar a percepção pública dos brasileiros sobre a ciência, colaborando para que a população sinta-se mais interessada, integrada e co-participe do processo de produção do conhecimeto científico.

Palavras-chave: Popularização da ciência. Observatório científico. Modelo. Divulgação científica

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Giovanna Guedes Farias, Universidade Federal do Ceará

Professora do Departamento de Ciências da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Ceará. Líder do Grupo de Pesquisa Competência e Mediação em Ambientes de Informação (CMAI).

Francisca Clotilde de Andrade Maia, Universidade Federal do Ceará

Graduanda em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará. Bolsista de iniciação científica pelo CNPq/Pibic/UFC. Integrante do Grupo de Pesquisa Competência e Mediação em Ambientes de Informação (CMAI).

Publicado

2020-08-23

Como Citar

Farias, M. G. G., & Maia, F. C. de A. (2020). Proposição de Observatório Científico para Popularização da Ciência. Informação &Amp; Sociedade, 30(3), 1–19. https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4783.2020v30n3.53866

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa