O ensino da Análise de Assunto: em busca de uma metodologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4783.2020v30n4.57182

Resumo

A indexação é um dos processos mais importantes em SRI para garantir a recuperação da informação e o acesso a ela, mas nem sempre o indexador possui uma formação especializada na área de tratamento de conteúdos de documentos, tanto do ponto de vista técnico quanto do ponto de vista teórico. Sendo assim, é um processo que deve ser ensinado e aprendido pelos bibliotecários em todos os seus aspectos, por ser uma formação especializada, no âmbito do curso de biblioteconomia. Este artigo teve como objetivo lançar um olhar sobre a literatura existente com o intuito de conhecer o que de fato tem sido pesquisado sobre o ensino da Análise de assunto, para melhorar a subjetividade desse processo e contribuir para o ensino e a aprendizagem dessa disciplina, no âmbito dos cursos de graduação em Biblioteconomia. Esta pesquisa envolveu procedimentos de natureza teórica, empírica, descritiva e aplicada, com abordagem qualitativa em relação à análise da literatura especializada da área, com resultados parciais de reflexões realizadas no âmbito do projeto de pesquisa PQ-CNPq. Constatou-se que existem muitas lacunas a serem resolvidas em relação ao ensino da Análise de assunto pelo seu caráter subjetivo, e que, por conseguinte, requer do aluno raciocínios lógicos e cognitivos, além de conhecimento da linguística e da tipologia documental. Ficou evidente a necessidade de se ter um curso bem estruturado, composto de temáticas que possibilitem o aprendizado e o desenvolvimento de habilidades necessárias para a realização da atividade de análise de assunto, tendo um equilíbrio entre a teoria e a prática.

Palavras-chave: Ensino da Análise de Assunto. Ensino da Indexação. Metodologias. Análise de Assunto. Indexação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Gercina Ângela de Lima, UFMG

Professora Titular na Escola de Ciência da Informação. Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil

Publicado

2021-01-12

Como Citar

Lima, G. Ângela de . (2021). O ensino da Análise de Assunto: em busca de uma metodologia. Informação &Amp; Sociedade, 30(4), 1–23. https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4783.2020v30n4.57182

Edição

Seção

Artigos de Revisão