As Ações de Informação e seus contextos: aportes da pragmática ao campo investigativo da Ciência da Informação
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4783.2020v30n4.57788Resumo
Estudos anteriores indicam que existem elos, implícitos e explícitos, entre as micro regras das ações informacionais, singulares, situadas, e as macro regras da economia, da administração, da política. Hoje, a expansão dos dispositivos e ambientes digitais, gera novas questões sobre as relações que se estabelecem entre ações locais e situadas, e ações informacionais de outra ordem e extensão, implementadas nos ambientes digitais. Neste trabalho, procura-se melhor entender o que constitui o contexto das ações de informação, e como ele se modifica (ou não), conforme se modificam as condições culturais e tecnológicas em que estão ancoradas. Recorremos para isso aos quadros conceituais das abordagens pragmáticas, e a estudos socioantropológicos que ilustram as mudanças na função, efeitos e relevância dos contextos das ações de informação.
Palavras-chave: Ações de informação. Contextos. Situações sintéticas.
Downloads
Métricas
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade de INFORMAÇÃO & SOCIEDADE, sendo vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para uso de estudo e pesquisa.