A instituição arquivística e o respeito às identidades dos sujeitos sociais

Autores

Palavras-chave:

Instituições arquivísticas, Identidade, Memória, Mediação da informação, Mediação cultural

Resumo

A instituição arquivística, enquanto ambiente de mediação da informação e de mediação da cultura, deve contemplar a singularidade dos sujeitos que demandam ações que reflitam suas experiências e relações com a informação e seus dispositivos, além de buscar representar elementos de formação identitária desses sujeitos, para que os serviços arquivísticos possam lhes fazer sentido. Nessa conjuntura, o estudo teve como objetivo evidenciar, a partir das concepções da mediação da informação e da mediação cultural, o papel da instituição arquivística e de suas práticas no reconhecimento das identidades dos sujeitos e na contribuição para o protagonismo social. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa bibliográfica que pauta-se nos estudos de identidade e memória estabelecendo uma relação de aproximação com os conceitos de mediação da informação e mediação cultural. Entre os resultados, observou-se a necessidade do arquivista atuar para além dos documentos que estão nos acervos, considerando o processo de identificação dos diversos anseios dos usuários e presentes no contexto sociocultural. Reitera-se que o arquivista pode realizar suas ações de mediação da informação articuladas à mediação cultural, como ações inter-relacionadas para a promoção e construção do conhecimento, ressignificando o dispositivo arquivo em um dispositivo cultural, integrante da esfera social, acolhendo, incluindo e promovendo as diversas manifestações culturais presentes no meio ao qual o arquivo atende.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Claudia Medeiros de Sousa, Universidade Federal da Bahia

Professora do Departamento de Informação e Documentação da Universidade Federal da Bahia. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba.

Raquel do Rosário Santos, Universidade Federal da Bahia

Professora Adjunto do Departamento de Documentação e Informação da Universidade Federal da Bahia. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba.

Henriette Ferreira Gomes, Universidade Federal da Bahia

Professora Titular do Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia. Docente do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFBA. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Mediação e Comunicação da Informação (GEPEMCI).

Referências

ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco de. Mediação da informação: um conceito atualizado. In: BORTOLIN, S.; SANTOS NETO, J. A.; SILVA, R. J. (org.). Mediação oral da informação e da leitura. Londrina: Abecin, 2015. p. 9-32.

BAUMAN, Zygmunt. A liberdade. Lisboa: Editorial Estampa, 1989.

BELLOTO, Heloísa Liberalli. Arquivo: estudos e reflexões. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014. 447p.

CORTÊS, Maria Regina Persechini Armond. Arquivo público e informação: acesso à informação aos arquivos públicos estaduais do Brasil. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Escola de Biblioteconomia, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 1996. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/handle/1843/BUOS-96UPHB. Acesso em: 12 mar. 2021.

FONSECA, Maria Odila Kahl. Informação, arquivos e instituições arquivísticas. Arquivo & Administração, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, jan./jun. 1998, p.33-44.

GOMES, Henriette Ferreira. A dimensão dialógica, estética, formativa e ética da mediação da informação. Informação & Informação, Londrina, v. 19, n. 2, p. 46-59, maio./ago. 2014. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/19994. Acesso em: 26 mar. 2020.

GOMES, Henriette Ferreira. Comunicação e informação: relações dúbias, complexas e intrínsecas. In: MORIGI, Valdir; JACKS, Nilda; GOLIN, Cida. (org.). Epistemologias, comunicação e informação. Porto Alegre: Sulina, 2016. p. 91-107.

GOMES, Henriette Ferreira. Mediação consciente da informação; categoria fundante ao protagonismo profissional e social. O protagonismo da mulher na Arquivologia, Biblioteconomia, Museologia e Ciência da Informação. Florianópolis: Rocha; Nyota, 2019, v. 1, p. 187-206. Disponível em: https://www.nyota.com.br/. Acesso em: 27 abr. 2020.

GOMES, Henriette Ferreira. Mediação da informação e protagonismo social: relações com vida ativa e ação comunicativa à luz de Hannah Arendt e Jürgen Habermas. In: GOMES, Henriette Ferreira; NOVO, Hildenise Ferreira (org.). Informação e protagonismo social. Salvador: EDUFBA, 2017. p. 27-44.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 12 ed. Rio de Janeiro:

Lamparina, 2015.

HEYNEMANN, Cláudia. Pesquisando a memória: o Arquivo Nacional entre a identidade e a história. Acervo, Rio de Janeiro, v.4/5, n.1/2, jan./jun. 1990.

MARTELETO, Regina Maria. Conhecimento e Sociedade: Pressupostos da Antropologia da Informação. In: AQUINO, Miriam de Albuquerque (Org.). O Campo da Ciência da Informação: gênese, conexões e especificidades. João Pessoa: Editora Universitária, 2002.

PERROTTI, Edmir. Sobre informação e protagonismo cultural. In: GOMES, Henriette Ferreira; NOVO, Hildenise Ferreira (Org.). Informação e Protagonismo Social. Salvador: EDUFBA, 2017. v. 1. cap. 2.

SCHELLENBERG, Theodore R. Arquivos modernos: princípios e técnicas. 6. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.

Downloads

Publicado

2023-07-31

Como Citar

Medeiros de Sousa, A. C. ., do Rosário Santos, R. ., & Ferreira Gomes, H. (2023). A instituição arquivística e o respeito às identidades dos sujeitos sociais. Informação &Amp; Sociedade, 32. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/57940

Edição

Seção

Artigos de Revisão