Memória e Linguagem: um estudo sobre os folhetos de cordel

Autores

  • Heloá Cristina Camargo de Oliveira Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • Oswaldo Francisco de Almeida Júnior Universidade Estadual de Londrina; Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Palavras-chave:

Memória, Linguagem, Folhetos de Cordel, Literatura de Cordel

Resumo

Apresenta-se características da memória em contraposição com a história, seu contexto social e sua dificuldade de expressão (principalmente em relação ao esquecimento), com o objetivo de salientar a importância e complexidade da memória. Para objetivar tal estudo, foi escolhido as obras de cordel, numa discussão destas como obras de preservação de memória, a partir da identificação do papel da linguagem no contexto expositivo das características dessa literatura. O cordel moldou-se com a composição de várias ferramentas de linguagem e abordagens, e isso faz nascer a questão de que se essa composição pode enfraquecer ou enriquecer a memória. A partir dos estudos dessa constante evolução linguística, novos questionamentos são postos frente ao uso da língua e linguagem e à preservação da memória. Como consequência de pesquisas bibliográficas, pode-se explorar o tema e concluir que a literatura de cordel tem a peculiaridade de trabalhar com a linguagem de forma plena, porém, isso não protegeu essas obras do esquecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Heloá Cristina Camargo de Oliveira, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Mestranda em Ciência da Informação.

Oswaldo Francisco de Almeida Júnior, Universidade Estadual de Londrina; Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Professor Associado da UEL; Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UNESP/Marília; Presidente da ABECIN; Mantenedor do site Infohome - www.ofaj.com.br.

Downloads

Publicado

2015-06-05

Como Citar

Oliveira, H. C. C. de, & Almeida Júnior, O. F. de. (2015). Memória e Linguagem: um estudo sobre os folhetos de cordel. Informação &Amp; Sociedade, 25(2), 73. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/65

Edição

Seção

Memórias Científicas Originais