Abrangência geográfica da rede de colaboração científica na produção de artigos pelos egressos stricto sensu da Psicologia

Autores

  • Maria Clarice Lima Batista Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Sérgio Dias Cirino Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Thiago Magela Rodrigues Dias Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – CEFET-MG
  • Rogério Mugnaini Universidade de São Paulo – USP
  • Rodrigo Lopes Miranda Universidade Católica Dom Bosco - UCDB

Palavras-chave:

Redes de colaboração, Psicologia, Bibliometria regional, Cientometria espacial, Alumni

Resumo

A difusão da excelência científica dos centros de pesquisa do Sudeste do Brasil para regiões menos favorecidas e a internacionalização são apontadas como desafio. O presente estudo bibliométrico analisa regionalmente as redes de colaboração científica formadas na publicação de artigos em coautoria pelos Egressos stricto sensu da Psicologia da  Universidade Federal de Minas Gerais, sua configuração no Brasil e no exterior. O software ScriptLattes extraiu os artigos do Currículo Lattes, para a geração de grafos de colaboração e mapas de geolocalização propiciando análise espacial quantitativa e avaliativa pela visualização das redes. Os 469 artigos publicados formaram uma rede com 390 coautores e total de 1438 conexões pela coautoria conjunta. Na colaboração nacional Minas Gerais é a região da maioria dos vínculos, embora considerável colaboração com outros 13 Estados, sendo 07 destes fora da região Sul/Sudeste. Dentro do Estado houve acentuada concentração na capital Belo Horizonte, todavia, ocorreram conexões com 17 municípios do interior. Um espalhamento da atividade colaborativa foi identificado a partir da presença de Egressos como docentes nas Instituições com maior quantidade de conexões contribuindo para redução das assimetrias regionais. A rede dentro da Universidade se caracterizou por alta endogenia, com pouca interação com outros Programas. A colaboração internacional foi fraca com poucas Instituições estrangeiras, prevalecendo a influência pela similaridade linguística com maior peso que a proximidade geográfica. É demonstrada a importância dos estudos de Egressos e da Cientometria Espacial para tomadas de decisão pelos Programas e órgãos governamentais.           

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Biografia do Autor

Maria Clarice Lima Batista, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Doutoranda de Psicologia Socia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Setor de Apoio ao Pesquisador – Biblioteca Universitária, Belo Horizonte, MG, Brasil

Sérgio Dias Cirino, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Doutor em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).  Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Belo Horizonte, MG, Brasil.

 

Thiago Magela Rodrigues Dias, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – CEFET-MG

Doutor em Modelagem Matemática e Computacional pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – CEFET-MG. Departamento de Matemática, Divinópolis, MG, Brasil.

Rogério Mugnaini, Universidade de São Paulo – USP

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo, Universidade de São Paulo (PPGCI/USP),  Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Escola de Comunicações e Artes, São Paulo, SP, Brasil.

Rodrigo Lopes Miranda, Universidade Católica Dom Bosco - UCDB

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Campo Grande, MS, Brasil.   

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Publicado

2024-03-06

Como Citar

Batista, M. C. L. ., Cirino, S. D. ., Dias, T. M. R. ., Mugnaini, R., & Miranda, R. L. . (2024). Abrangência geográfica da rede de colaboração científica na produção de artigos pelos egressos stricto sensu da Psicologia. Informação &Amp; Sociedade, 33. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/67685

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa