“Do amigo das crianças ao herói do Brasil”

uma análise da representação documentária da imagem de Getúlio Vargas nas cartilhas do Estado Novo

Autores

  • Alessandra Nunes de Oliveira Universidade Estadual Paulista
  • Jetur Lima de Castro Universidade Estadual Paulista
  • Luiz Cezar Silva dos Santos Universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

Estado Novo-Brasil, Getúlio Vargas, Análise Documentária, Analise de imagem, Discurso

Resumo

Ao considerar a imagem de Getúlio Vargas nas publicações didáticas emitidas pelo Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), por meio de uma investigação qualitativa fundamentada em pesquisa bibliográfica e documental, observa-se a utilização de estratégias discursivas na construção de uma representação específica do líder político. Neste contexto, enfatiza-se a aplicação da abordagem documentária e de análise de imagem na análise das cartilhas educacionais intituladas "Getúlio Vargas, o amigo das crianças" e "Juventude no Estado Novo". Estas publicações, direcionadas ao público infanto-juvenil, foram utilizadas como instrumentos de promoção de valores cívicos durante o regime do Estado Novo. A análise documentária destaca a representação iconográfica de Getúlio Vargas nessas cartilhas, com ênfase especial na construção de sua figura política no contexto da juventude e da infância durante a década de 1940. Salienta-se a necessidade premente de contextualização histórica para uma compreensão aprofundada das trajetórias de representação presentes na análise documentária. Por fim, esse estudo sublinha a relevância intrínseca da análise documental de imagens e do emprego da propaganda como instrumentos basilares para a apreensão da dinâmica política e social no período do governo Vargas. Ficou evidenciado como as imagens desempenharam um papel de significativa magnitude na construção do imaginário coletivo e na orientação da sociedade na direção dos ideais propagados durante o Estado Novo, consolidando, assim, a pertinência da pesquisa histórica nesse contexto temporal e o imperativo da análise documental de imagens na investigação acadêmica contemporânea.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandra Nunes de Oliveira, Universidade Estadual Paulista

Doutoranda em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (PPGCI-UNESP). Mestra em Ciências da Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCOM- UFPA). Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Pará. 

Jetur Lima de Castro, Universidade Estadual Paulista

Doutorando em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP).  Mestre em Ciências da Comunicação  e bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Pará. Integrante dos Grupos de Pesquisa em Informação: Mediação, Cultura, Leitura e Sociedade (UNESP), Comunicação Política e Amazônia (Compoa/UFPA) e  Estudos e Práticas de Preservação Digital (IBICT). 

Luiz Cezar Silva dos Santos, Universidade Federal do Pará

Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia - PPGCom/ILC/UFPA. Pós-Doutor em Comunicação e Consumo pelo PPGCOM/ECA/USP. Doutor em História pela PUC/SP. Mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG. Graduado em Comunicação Social - habilitação em Publicidade e Propaganda - pela Universidade Federal do Pará/UFPA.

Referências

AUMONT, Jacques. A imagem. Campinas -SP: Papirus, 2012.

ABREU, Luciano Aronne de. Estado Novo, realismo e autoritarismo político. Política e Sociedade, n. 12, abr. 2008.

BOCCATO, Vera Regina Casari; FUJITA, Mariângela Spotti Lopes. Discutindo a análise documental de fotografias: Uma síntese bibliográfica. Cadernos BAD, n.2, 2006.

BRASIL. Decreto-Lei Nº 1.915, de 29 de setembro de 1939. Lex: Coletâneas de decretos: Rio de Janeiro, 1939. Disponível em: https://docvirt.com/docreader.net/ARQ_GC_G/55523. Acesso em 17 abr. 2023.

BRIET, Suzanne. O que é a documentação?. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 2016.

BUCKLAND, Michael. Document theory. Knowledge Organization, v. 45, n. 5, 2018.

BURKE, Peter. A fabricação do rei: a construção da imagem pública de Luís XIV. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.

BURKE, Peter. Testemunha ocular: o uso de imagens como evidência histórica. São Paulo: Editora Unesp, 2017.

CAPELATO, Maria Helena Rolim. O Estado Novo: o que trouxe de novo? In: O Brasil Republicano: o tempo do nacional-estatismo - do início da década de 1930 ao apogeu do Estado Novo [S.l: s.n.], 2007.

CAPELATO, Maria Helena Rolim. Propaganda política e controle dos meios de comunicação. In: PANDOLFI, Dulce (Org.). Repensando o Estado Novo. Rio de Janeiro: FGV, 1999.

CHARAUDEAU, Patrick. Discurso das mídias. São Paulo: Contexto, 2018.

CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT, Alain. Dicionário de símbolos: mitos, sonhos, costumes, gestos, formas, -figuras, cores, números. 27 ª ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2001.

D’ARAÚJO, Maria Celina Soares. O Estado Novo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000.

DEPARTAMENTO DE IMPRENSA E PROPAGANDA. Getúlio Vargas, o amigo das crianças. Rio de Janeiro: Departamento de imprensa e propaganda, 1940. Disponível em: https://expo-virtual-cpdoc.fgv.br/sites/expo-virtual-cpdoc.fgv.br/files/documentos/gv_149_1.pdf. Acesso em: 06 jan. 2021.

DEPARTAMENTO DE IMPRENSA E PROPAGANDA (verbete). Bibliografia geral. Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil. 2009. Disponível em: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-tematico/departamento-de-imprensa-e-propaganda-dip. Acesso em: 03 jan. 2022.

DEPARTAMENTO DE IMPRENSA E PROPAGANDA. Getúlio Vargas: o amigo da criança. Rio de Janeiro: Departamento de Imprensa e Propaganda, 1940. Disponível em: https://expo-virtual-cpdoc.fgv.br/sites/expo-virtual-cpdoc.fgv.br/files/documentos/gv_149_1.pdf. Acesso em: 10 abr. 2023.

DEPARTAMENTO DE IMPRENSA E PROPAGANDA. A juventude no Estado Novo. Rio de Janeiro: Departamento de Imprensa e Propaganda, 1941. Disponível em: https://expo-virtual-cpdoc.fgv.br/sites/expo-virtual-cpdoc.fgv.br/files/documentos/gv-133f_1.pdf. Acesso em: 18 abr. 2023.

GARCIA, Nelson Jahr. Estado Novo, ideologia e propaganda política.São Paulo: Rocket Edition, 2005.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

GOMES, Wilson. Transformações da política na era da comunicação de massa. São Paulo: Paulus, 2004.

HASKELL, Francis. History and its Images: Art and the Interpretation of the Past. Estado. New Haven- EUA: Yale University Press, 1998.

JOLY, Martine. Introdução à análise da imagem. Campinas-SP: Papirus, 1996.

MANINI, Miriam Paula. Análise documentária de imagens. Informação e sociedade: Estudos, v. 11 n.1, 2001.

MANINI, Míriam Paula. Análise documentária de fotografias: um referencial de leitura de imagens fotográficas para fins documentários. 2002. Tese (Doutorado em Ciência da Informação e Documentação) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002.

MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E SAÚDE. Departamento nacional de educação. Da estrutura da família. 1941a. Disponível em: https://docvirt.com/docreader.net/ARQ_GC_G/58947. Acesso em: 04 jan. 2022.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E SAÚDE. Departamento nacional de educação. Da estrutura econômica. 1941b. Disponível em: https://docvirt.com/docreader.net/ARQ_GC_G/58950. Acesso em: 04 jan. 2022.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E SAÚDE. Departamento nacional de educação. Da estrutura política. 1941c. Disponível em: https://docvirt.com/docreader.net/ARQ_GC_G/58956. Acesso em: 04 jan. 2022.

OTLET, Paul. Tratado de documentação. Brasília: Briquet Lemos, 2002.

PALLOTINI, Renata. Dramaturgia: construção do personagem. São Paulo: editora ática, 1989.

PANDOLFI, Dulce. Repensando o Estado Novo.Rio de Janeiro: Fundação Getúlio, 1999.

PANOFSKY, Erwin. Significado nas artes visuais. São Paulo: Perspectiva, 1976.

RODRIGUES, Ricardo crisafulli. Análise e tematização da imagem fotográfica. Ciência Da Informação, v.36, n.3, set./dez., 2007.

SMIT, Johanna Wilhelmina. A representação da imagem. Informare. Rio de Janeiro, v. 2, n. 2, p. 28-36, jul./dez. 1996.

SHATFORD, Sara. Analyzing the subject of a picture: a theoretical approach. Cataloging and Classification Quarterly, New York, v. 6, n. 3, p. 39-62, 1986.

TOREZAN, Isabela Mara Valle. Fotografia e Informação: aspectos gerais de análise e indexação da imagem. 2007. 121 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Informação) - Departamento de Ciência da Informação e Documentação, Universidade de Brasília, Brasília, 2007.

VAN DIJK, Teun A. Discurso e Poder. São Paulo: Contexto, 2018.

VELLOSO, Mônica Pimenta. Os intelectuais e a política cultural do Estado novo. Rio de Janeiro: Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea no Brasil, 1987.

Downloads

Publicado

2024-10-23

Como Citar

Oliveira, A. N. de, Castro, J. L. de, & Santos, L. C. S. dos. (2024). “Do amigo das crianças ao herói do Brasil”: uma análise da representação documentária da imagem de Getúlio Vargas nas cartilhas do Estado Novo. Informação &Amp; Sociedade, 33. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/68287

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa