Monitoramento de mídias sociais: um estudo comparativo em bibliotecas universitárias públicas federais
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2358-3908.2017v4n2.40199Abstract
A popularização da internet potencializou o uso das mídias sociais impactando diretamente no pensar e agir de indivíduos e organizações, dentre as quais destacam-se as bibliotecas. Este cenário marcado pelas manifestações humanas transformadas pelo meio digital exige reflexão e planejamento a respeito do modo como as bibliotecas tem se posicionado e utilizado as mídias sociais de forma que sejam relevantes e confiáveis motivando a interação e o engajamento de seus usuários. Este estudo comparativo, aplicado em duas bibliotecas universitárias públicas federais, avalia, por meio de monitoramento das mídias sociais, como e quanto estas unidades de informação tem se apropriado das redes sociais digitais no que se refere ao conteúdo e frequência das postagens e à interação com seus respetivos usuários. Para tanto, foram monitoradas as mídias sociais Facebook e Twitter de uma biblioteca de Minas Gerais e outra de Santa Catarina, no período de 4 a 31 de maio de 2017, por meio das ferramentas LikeAlyzer, Foller me, Fanpage Karma e Socialbakers, além da classificação manual por meio de observação sistemática. Os resultados obtidos mostram que o monitoramento de mídias sociais além de ser um instrumento fundamental para que a biblioteca tenha sucesso na promoção de seus produtos e serviços e em sua comunicação na sociedade contemporânea, é uma área nova, bastante promissora, a ser explorada pelos profissionais da informação por meio do aperfeiçoamento contínuo e do compartilhamento de conhecimento entre os pares.Downloads
References
AGUIAR, G. A. de. Uso das ferramentas de redes sociais em bibliotecas universitárias: um estudo exploratório na UNESP, UNICAMP e USP. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.
BOGAN, C. E. Benchmarking, aplicações práticas e melhoria contínua. São Paulo: Makron Books, 1996.
BRASIL. Secretaria de Comunicação Social. Manual de orientação para atuação em mídias sociais: identidade padrão de comunicação digital do Poder Executivo Federal. Brasília, DF, dez. 2014.
BRISOLA, A. Empresas: o que as pessoas (não) curtem no Facebook. 9 set. 2013. Disponível em: <http://upside.cc/empresas-o-que-as-pessoas-nao-curtem-no-facebook/>. Acesso em: 26 jun. 2017.
CALIL JÚNIOR, A.; CÔRREA, E. C. D.; SPUDEIT, D. O uso das mídias sociais nas bibliotecas brasileiras: análise dos trabalhos apresentados no SNBU e no CBBD. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 25., 2013, Florianópolis. Anais... São Paulo: Febab, 2013. Disponível em: <https://portal.febab.org.br/anais/article/viewFile/1634/1635>. Acesso em: 27 jun. 2017.
CUKIER, K. Data, data everywhere. The Economist, [London], 27 Feb. 2010. Disponível em: <https://www.emc.com/collateral/analyst-reports/ar-the-economist-data-data-everywhere.pdf>. Acesso em: 27 jun. 2017.
FRANÇA, M. N. Gestão em bibliotecas universitárias públicas: um enfoque tecnológico. 2105. 202 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias, Comunicação e Educação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015.
FRANÇA, M. N.; CARVALHO, A. M. G. de. Redes sociais em bibliotecas: trabalhos apresentados no XVII SNBU. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 15., 2014, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: ECI/UFMG, 2014b. Disponível em: <http://enancib2014.eci.ufmg.br/documentos/anais/anais-gt8>. Acesso em: 28 maio 2017.
GRECO, M. Conteúdo digital dobra a cada dois anos no mundo. Exame.com, 9 abr. 2014. Disponível em: <http://exame.abril.com.br/tecnologia/conteudo-digital-dobra-a-cada-dois-anos-no-mundo/>. Acesso em: 27 jun. 2017.
LEHRMAN, R. A. The new age of algorithms: how it affects the way we live. 11 Aug. 2013. Disponível em: <https://www.csmonitor.com/USA/Society/2013/0811/The-new-age-of-algorithms-How-it-affects-the-way-we-live>. Acesso em: 27 jun. 2017.
LEBOEUF, K. 2016 Update: what happens in one internet minute? 2016. Disponível em: <http://www.excelacom.com/resources/blog/2016-update-what-happens-in-one-internet-minute>. Acesso em: 27 jun. 2017.
MAIOLI, L. Webwriting. In: BRAMBILLA, A. Para entender as mídias sociais. Salvador: Edições VNI, 2012. v. 2, p. 143-153.
MEDEIROS, D.; LUCAS, E. R. de O. As bibliotecas nacionais latino americanas e o capital social. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 21, n. 4, p. 202-224, out./dez. 2016.
MELO, V. O melhor horário para o seu post nas redes sociais. 13 mar. 2014. Disponível em: <https://blogprnewswire.com/2014/03/13/o-melhor-horario-para-seu-post-nas-redes-sociais/>. Acesso em: 26 jun. 2017.
PRADO, J. M. K. do. Encontro marcado: marketing, mídias sociais e bibliotecas. Mural interativo do bibliotecário, 2 fev. 2016. 1 vídeo (14min16), color. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=PfQ77IStM60>. Acesso em: 27 jun. 2017.
PRADO, J. M. K. do. Presença digital de bibliotecas universitárias: diretrizes para o uso de mídias sociais. 2015. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Unidades de Informação) – Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2015.
SALGADO, M. SAC e Social CRM: os 13 passos para estabelecer conversações. In: SILVA, T.; STABILE, M. (Org.). Monitoramento e pesquisa em mídias sociais: metodologias, aplicações e inovações. São Paulo: IBPAD, 2016. p. 85-103.
SALUSTIANO, S. Análise de sentimento. In: SILVA, T.; STABILE, M. (Org.). Monitoramento e pesquisa em mídias sociais: metodologias, aplicações e inovações. São Paulo: IBPAD, 2016. p. 29-52.
SANTANA, R. C. G. Ciclo de vida dos dados e o papel da ciência da informação. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 14., 2013, Florianópolis. [Anais...] Florianópolis: UFSC, 2013. Disponível em: <http://enancib2013.ufsc.br/index.php/enancib2013/XIVenancib/paper/viewFile/284/319>. Acesso em: 27 jun. 2017.
SUAIDEN, E. J.; ARAÚJO JÚNIOR, R. H. de. Biblioteca pública e a excelência nos produtos e serviços: a técnica do benchmarking. Informação e Sociedade, João Pessoa, v. 11, n.1, p. 15-34, 2001.
VIEIRA, D. V. Adoção de redes sociais em bibliotecas universitárias espanholas: um estudo das aplicações dos recursos da web 2.0. 2013. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2013.
VIEIRA, D. V. O uso das mídias sociais em bibliotecas universitárias na Espanha. Mural interativo do bibliotecário, 18 nov. 2015. 1 vídeo (16min50), color. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=qIg4Ldjv1Rc>. Acesso em: 27 jun. 2017.
VIEIRA, R. Análise de sentimento automática. In: SILVA, T. (Org.). Para entender o monitoramento de mídias sociais. Versão 1.0. [S.l.: s.n.], 2012. p. 53-58.
ZANDAVALLE, A. C. O mercado da inteligência de mídias sociais. In: SILVA, T.; STABILE, M. (Org.). Monitoramento e pesquisa em mídias sociais: metodologias, aplicações e inovações. São Paulo: IBPAD, 2016. p. 11-27.