Discurso de ódio na Sociedade da Informação: um abominável que corrói o direito de imagem da pessoa humana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1678-2593.2021v20n45.52006

Palavras-chave:

Discurso de ódio, Direito à imagem, Liberdade de expressão, Direitos da personalidade, Sociedade da Informação

Resumo

O presente trabalho tem a finalidade de realizar uma reflexão a respeito do discurso de ódio e o direito de imagem da pessoa humana no campo da sociedade da informação. Para o desenvolvimento da pesquisa entendeu-se necessária a análise da liberdade de expressão como direito e de que forma o seu exercício impacta comportamentos, gerando, inclusive, violações à direitos individuais como o caso do direito à imagem. A metodologia de pesquisa adotada foi a dedutiva, partindo-se do estudo da legislação, doutrina e jurisprudência no campo do ordenamento jurídico brasileiro que trata dos direitos da personalidade e direitos individuais subjetivos, tomando-se como exemplo o direito de imagem, obtendo como resultado a constatação de que o discurso de ódio pode ser considerado como mecanismo para  violação de direitos e que são potencializados pelo uso das novas tecnologias na atual sociedade da informação. Em sede de conclusão, chega-se à ideia de que as expressões das personalidades humanas minoritárias, que encontram-se em vulnerabilidade, diante de uma sociedade informatizada com a qual lidamos atualmente, são frontalmente violadas pelos discursos de ódio que, por sua vez, devem ser freados para que os direitos individuais sejam protegidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Elizabeth Cavalcanti, Faculdades Metropolitanas Unidas

Possui graduação em Direito - Faculdades Metropolitanas Unidas (1994), mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000) e doutorado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Atualmente é advogada no Escritório Cavalcanti e Cavalcanti Advogados em São Paulo. Professora da graduação, Pós-graduação e Mestrado do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unida - FMU. Professora responsável pelo Grupo de Pesquisa em Biodireito e direitos da personalidade do Mestrado em Direito da Sociedade da Informação das FMU. Coordenadora do Comitê de Pesquisa e Iniciação Científica das FMU FIAM FAAM. Membro do Comitê de Bioética do Hospital do Coração - HCor em São Paulo. Tem experiência na área do Direito Privado, com ênfase em Direito Civil, principalmente nos seguintes temas: Família e Sucessões, Infância e Juventude, Obrigações e Contratos, Responsabilidade Civil, Biodireito e Bioética, Relações de Consumo e Sociedade da Informação. 

Priscilla dos Reis Siqueira, Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU

Mestranda em Direito da Socieade da Informação pelas Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU. Graduada em Direito e Filosofia.

Downloads

Publicado

2021-11-16

Como Citar

CAVALCANTI, A. E.; DOS REIS SIQUEIRA, P. Discurso de ódio na Sociedade da Informação: um abominável que corrói o direito de imagem da pessoa humana. Prim Facie, [S. l.], v. 20, n. 45, 2021. DOI: 10.22478/ufpb.1678-2593.2021v20n45.52006. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/primafacie/article/view/52006. Acesso em: 19 abr. 2024.