Tributação ótima da renda e informação assimétrica

Autores

Palavras-chave:

Assimetria de informação, Distribuição de renda, Equidade-Eficiência, Política fiscal, Tributação ótima

Resumo

O estudo da tributação ótima da renda ocorre na década de 1970 na obra do economista britânico J. A. Mirrlees, que observa o impacto da tributação sobre o emprego. Enfatiza que as pessoas determinam racionalmente a quantidade e o tipo de trabalho que realizam, maximizam sua utilidade e adotam vieses de bem-estar comum. O objetivo proposto aqui é analisar o efeito dos impostos sobre a distribuição de renda como parte dos instrumentos de política fiscal. Para tanto, a pesquisa destaca a necessidade de refletir criticamente sobre fatores que moldam a tributação ótima da renda. O campo de estudo é a política governamental que inclui pesquisa bibliográfica com recorte jurídico e econômico, bem como pesquisa analítica e descritiva visando encontrar modelos efetivos de matrizes tributárias. A conclusão é que a tributação ótima deve ser vista como um guia que aproxima as ações políticas dos modelos teóricos e os adapta à situação socioeconômica de referência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joedson de Souza Delgado, Universidade de Brasília (UnB)

Doutorando em Direito na Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Direito pelo Centro Universitário de Brasília (CEUB). Servidor público federal. Integrante do Grupo de Pesquisa Estudos de Direito Tributário e suas repercussões socioeconômicas (GPEDTRS) da UFPB.

Ana Paula Basso, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutora em Direito Tributário Europeu pela Universidad de Castilla-La Mancha, Espanha, e na Università di Bologna, Itália. Vice-coordenadora e docente do Programa de Pós-graduação em Ciências Jurídicas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Líder do Grupo de Pesquisa Estudos de Direito Tributário e suas repercussões socioeconômicas (GPEDTRS) da UFPB.

Downloads

Publicado

2024-11-28

Como Citar

DE SOUZA DELGADO, J. .; BASSO, A. P. Tributação ótima da renda e informação assimétrica. Prim Facie, [S. l.], v. 22, n. 50, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/primafacie/article/view/66469. Acesso em: 2 dez. 2024.