ALONSO DE SANDOVAL: A LUTA DE UM JESUÍTA EM FAVOR DOS NEGROS
DOI:
https://doi.org/10.7443/22602Palavras-chave:
Escravidão, América, Discursos.Resumo
O objetivo desta resenha é revisitar a obra de Alonso de Sandoval Intitulada: Um tratado sobre la esclavitud. Tal obra merece ser revisitada, pois é um dos únicos relatos históricos a respeito da escravidão na América espanhola, tal obra é de grande valia pelos importantes e escassos registros históricos que a mesma fornece. Sandoval cumpre um grande papel ao reconfigurar os discursos que regulavam o tráfico negreiro, bem como a escravidão na América.
[doi:http://dx.doi.org/10.7443/problemata.v6i2.22602]
Downloads
Referências
A BÍBLIA de Jerusalém. São Paulo: Paulinas, 1989.
SANDOVAL, Alonso de. Un tratado sobre la esclavitud. De instauranda Æthiopum salute. Introdução, transcrição e tradução de Enriqueta Vila Vilar. Madrid: Alianza Editorial, 1987.
SOUZA, Juliana Beatriz. Las Casas, Alonso de Sandoval e a defesa da escravidão negra. Topoi. v. 1, p.25-59, 2006.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).