UMA INTERROGAÇÃO ACERCA DA RELAÇÃO ENTRE A FILOSOFIA E AS MULHERES NA UNIVERSIDADE
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v11i3.53958Palavras-chave:
Filosofia, Mulheres, CurrículoResumo
O presente texto tem o objetivo de traçar um panorama a respeito da incidência da perspectiva de gênero no ensino de filosofia na graduação em universidades públicas brasileiras. Para isto, foi realizado um levantamento de programas de ensino de disciplinas dos cursos de filosofia de 15 universidades públicas brasileiras. Criamos 04 categorias para a análise desses programas de disciplinas, que se desenvolvem sobre os seguintes eixos: a interrogação sobre o ensino/apresentação das filósofas; sobre o ensino/apresentação de temáticas trabalhadas pela filosofia feminista na história - tanto como tema central como secundário nos conteúdos programáticos - e sobre referências bibliográficas recomendadas nesses programas que contemplem trabalhos filosóficos e científicos de mulheres. A nossa conclusão é de que a área da filosofia ainda se apresenta resistente ao estudo ou mesmo leitura da produção filosófica realizada por mulheres. O discurso filosófico consolidado na academia tem se reproduzido, na maioria das vezes, por uma fala eminentemente masculina, disposto a pensar o mundo indiferente à participação das mulheres. Sugerimos que a maneira como se estrutura e se organiza este saber – como abstrato, universal e neutro – dificulta a entrada das questões de gênero no debate filosófico oficial.
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