SOBRE A UNIVERSIDADE
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v12i1.59407Palavras-chave:
Saber humano, Vivência universitária, Ensino, pesquisa e extensãoResumo
O presente ensaio fala sobre o “espírito” universitário e a sua importância para o desenvolvimento moderno da Universidade. Apresenta a questão a partir da adaptação de uma conferência proferida pelo autor em 2010, cuja retomada é justificada pela necessidade atual de rediscutirmos a Universidade e justificar a sua existência como espaço privilegiado de desenvolvimento da inteligência das Nações.
Downloads
Referências
ARISTÓTELES. Metafísica: Livros I e II. Tradução direta do grego por Vincenzo Cocco e notas de Joaquim de Carvalho. São Paulo: Victor Civita, 1973 (Os Pensadores, IV).
CARPEAUX, Otto Maria. Ensaios reunidos: 1942-1978. Rio de Janeiro: UniverCidade Editora, 1999.
FAVERO, Maria de Lourdes de A. A Universidade, espaço de pesquisa e criação do saber. Educação e Filosofia. Uberlândia. v. 13, n. 25, p. 249-59, jan./jun., 1999.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
GIANOTTI, José Arthur. Notas intempestivas sobre a questão da Universidade. Estudos CEBRAP. 1979.
GUSDORF, Georges. Professores, para quê? Lisboa: Livraria Morais, 1967 (Psicologia e Pedagogia).
MORAES, Reginaldo C. Corrêa; GHISOLFI, Juliana do Couto; SILVA, Maitá de Paula e. Universidade no Brasil, 2002: Problemas e Dilemas. Campinas: IFCH/UNICAMP, 2002. (Primeira Versão, 110).
RICOEUR, Paul. Prefácio. In: DRÈZE, Jacques; DEBELLE, Jean. Concepções da Universidade. Fortaleza: Edições da UFC, 1983.
TEIXEIRA, Anísio. Educação e o Mundo moderno. 2. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1977.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Leandro de Araújo Sardeiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).