Democracia, Liberalismo e Republicanismo: Tensões no pensamento de Immanuel Kant
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v5i1.19229Resumo
Nosso trabalho orienta-se a elucidar as intrincadas relações entre republicanismo, democracia e liberalismo no pensamento de Inmanuel Kant e sua relevância para nossos dias. Um dos eixos centrais de nosso trabalho consiste em pôr ênfase na categoria de liberdade, entendendo que tal conceito é o significante primordial da cosmovisão Kantiana. Nesse sentido, apostamos por dar prioridade à noção de liberdade positiva, tanto no plano político como no plano moral. Outro dos eixos centrou-se em certas tensões entre Kant e a tradição liberal.
[doi:http://dx.doi.org/10.7443/problemata.v5i1.19229]
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
22-08-2014
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).