Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

PROLÍNGUA: Normas para publicação

Encaminhamento: Os artigos deverão ser inéditos, e as contribuições devem ser submetidas à avaliação pelo site da revista http://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/prolingua. Além do arquivo com o artigo (sem identificação de autoria), deve-se incluir também um arquivo com a identificação do trabalho e dos(as) autores(as), filiação acadêmica e endereço eletrônico. Somente serão avaliados os arquivos salvos em extensão doc. ATENÇÃO: Os artigos que não estiverem rigorosamente formatados de acordo com as normas da revista não serão avaliados. Para se certificarem que estão seguindo as regras de formatação, etc., vejam artigos submetidos nos últimos números da revista. Informamos, também, que é permitida a submissão de apenas UM artigo por autor ou coautor.

Formatação: Os trabalhos devem ser digitados em Word for Windows, ou programa compatível, e ter o seguinte formato: fonte Times New Roman, tamanho 12, com exceção das citações apartadas (mais de 3 linhas: tamanho 11) e notas de rodapé (tamanho 10); espaço simples entre linhas e parágrafos; espaço 1,5 entre seções do texto; páginas configuradas no formato A4, sem numeração, com 3 cm nas margens superior e esquerda e 2 cm nas margens inferior e direita. Ilustrações: Tabelas, figuras, gráficos, desenhos e quadros devem seguir as normas atuais da ABNT. Extensão: Os artigos devem ter o mínimo de 8 e o máximo de 15 páginas. Organização: A organização dos trabalhos deve obedecer à seguinte sequência: TÍTULO (centralizado, em caixa alta, e versão em inglês logo abaixo, caso o artigo seja escrito em português - se o texto for escrito em língua estrangeira, a versão do título deve estar em português); RESUMO (com máximo de 300 palavras) e PALAVRAS-CHAVE (no mínimo, 3 palavras; no máximo, 6 palavras - separadas por ponto), escritos no idioma do artigo; ABSTRACT e KEYWORDS, todos em tamanho de fonte 10; os resumos devem apresentar a contextualização do tema, os objetivos, a indicação do aparato teórico-metodológico e os principais resultados; REFERÊNCIAS (apenas trabalhos citados no texto, com nomes das obras em negrito, sem espaço entre as obras). Os títulos das seções devem vir numerados (exceto as referências) e em negrito, devendo apenas a primeira inicial ser maiúscula. Notas de rodapé: As notas de rodapé devem ser reduzidas ao mínimo, utilizando os recursos do Word, em corpo 10, com a numeração acompanhando a ordem de aparecimento. Na versão final do texto, caso o artigo seja aceito para publicação após avaliação anônima por pareceristas, devem constar em nota de rodapé na primeira página as seguintes informações: nome completo do/a autor/a, maior titulação, instituição, e-mail e ORCID. Citações: Nas citações feitas dentro do texto, de até três linhas, o autor deve ser citado entre parênteses pelo último sobrenome, em maiúsculas, separado por vírgula da data da publicação (SILVA, 2000). Se o nome do autor estiver citado no texto, indica-se apenas a data, entre parênteses: “Silva (2000) assinala...”. Quando for necessário, a especificação da(s) página(s) deverá seguir a data, separada por vírgula e precedida de apenas “p.”, mesmo se a citação ocupar mais de uma página (SILVA, 2000, p. 100). As citações de diversas obras de um mesmo autor, publicadas no mesmo ano, devem ser discriminadas por letras minúsculas após a data, sem espaçamento (SILVA, 2000a). Quando a obra tiver dois ou três autores, todos poderão ser indicados, separados por ponto e vírgula (SILVA; SOUZA; SANTOS, 2000); quando houver mais de 3 autores, indica-se o primeiro seguido de et al. (SILVA et al., 2000). Referências: As referências, dispostas no final do texto, devem ser organizadas em ordem alfabética pelo sobrenome do primeiro autor, com negrito nos títulos dos livros, espaço simples e sem recuo. Exemplos: • Livros e outras monografias (AUTOR, A. Título do livro. Número da edição. Cidade: Editora, número de páginas); • Capítulos de livros (AUTOR, A. Título do capítulo. In: AUTOR, A. Título do livro. Cidade: Editora, Ano. p. X-Y); • Dissertações e teses (AUTOR, A. Título da dissertação/tese: subtítulo sem itálicos. número de folhas f. Ano. Dissertação/Tese (Mestrado/Doutorado em Área de Concentração) – Instituto/Faculdade, Universidade, Cidade, Ano); • Artigos em periódicos (AUTOR, A. Título do artigo. Nome do periódico, Cidade, v. volume, n. número, p. X-Y, Ano); • Trabalho publicado em Anais de congresso ou similar (AUTOR, A. Título do trabalho. In: NOME DO EVENTO, número da edição ed., ano. Anais ... Cidade: Instituição. p. X-Y). ATENÇÃO: Os artigos que não estiverem rigorosamente formatados de acordo com as normas da revista não serão avaliados. Para se certificarem que estão seguindo as regras de formatação, etc., vejam artigos submetidos nos últimos números da revista. Informamos, também, que é permitida a submissão de apenas UM artigo por autor ou coautor.

Análise e julgamento: A Comissão Editorial encaminhará os trabalhos, para análise, aos membros do Conselho Editorial para serem devidamente avaliados. Cada artigo será avaliado por dois/duas pareceristas. Feita a análise, a Comissão entrará em contato com o(s)/a(s) autor(es)/a(s), via e-mail enviado pelo sistema da revista, para comunicar se o seu artigo foi aceito ou não. No caso dos trabalhos aceitos para publicação, o(s)/a(s) autor(es)/a(s) deverão introduzir eventuais modificações a partir das observações contidas nos pareceres. A aceitação final dos artigos depende de recomendação dos pareceristas, efetivação dos ajustes necessários pelo(s)/a(s) autor(es)/a(s) e aprovação final pela Comissão Editorial. Como a revista seleciona, em média, 15 artigos por número, quando necessário, serão escolhidos os artigos mais bem qualificados pelo Conselho Consultivo, de acordo com o interesse, a originalidade e a contribuição do artigo para a vitalidade do diálogo com as Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFPB.

Endereço: Revista PROLÍNGUA Universidade Federal da Paraíba Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Programa de Pós-Graduação em Linguística - PROLING Cidade Universitária/Campus Universitário CEP 58059-970 João Pessoa, PB. Brasil. http://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/prolingua

Política de Privacidade

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