OS MECANISMOS DE TEXTUALIZAÇÃO NO GÊNERO REDAÇÃO ESCOLAR PRODUZIDO POR UMA CRIANÇA SURDA

Autores/as

  • Maria Janaina Alencar Sampaio

Resumen

Esse artigo propõe algumas reflexões sobre os mecanismos de textualização na escrita de uma jovem surda bilíngüe, ou seja, usuária de Língua Brasileira de Sinais e Língua Portuguesa. Compreender as especificidades dessa produção é importante, já que essa escrita tem como referência não a oralidade, mas a Língua de Sinais. Inicialmente discorreremos brevemente acerca da visão interacionista da linguagem, dos gêneros textuais escolares, dos mecanismos de textualização e de estudos sobre a escrita do surdo. Posteriormente, apresentaremos a história de vida do sujeito em estudo, o qual chamaremos Ana (pseudônimo). Em seguida, será mostrado um texto produzido por ela na escola, quando cursava a 4ª série do Ensino Fundamental, o qual será analisado em relação aos mecanismos de coesão textual.

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Cómo citar

Sampaio, M. J. A. (2012). OS MECANISMOS DE TEXTUALIZAÇÃO NO GÊNERO REDAÇÃO ESCOLAR PRODUZIDO POR UMA CRIANÇA SURDA. PROLÍNGUA, 2(2). Recuperado a partir de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/prolingua/article/view/13404

Número

Sección

Artigos