DA VARIEDADE À NORMA: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE PROCESSOS LINGÜÍSTICOS VARIÁVEIS E SUAS IMPLICAÇÕES NA LÍNGUA ESCRITA

Autores

  • Rafaela Veloso Machado

Resumo

O contexto de interação, inerentemente social, é categórico na forma como o falante vai desenvolver a sua língua. Contudo, mesmo (re)conhecendo as diversas formas de uso da língua, a escola vem desempenhando, ao longo do tempo, uma função que visa, sobretudo, homogeneizar a língua(gem). A escrita, neste sentido, acaba sendo concebida como uma modalidade que se sobrepõe à oralidade, o que contribui para que se cometam equívocos no processo de ensino da língua, especialmente no que diz respeito a sua forma padrão. Sabendo, portanto, que o papel que a escola desempenha nesse cenário é de extrema importância, pretende-se, neste texto, trazer algumas reflexões concernentes ao processo de ensino-aprendizagem da escrita, principalmente no que diz respeito ao tratamento da variação nesse contexto, visando contribuir para uma abordagem mais coerente do profissional que lida com a linguagem em sua diversidade.

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Como Citar

Machado, R. V. (2012). DA VARIEDADE À NORMA: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE PROCESSOS LINGÜÍSTICOS VARIÁVEIS E SUAS IMPLICAÇÕES NA LÍNGUA ESCRITA. PROLÍNGUA, 4(2). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/prolingua/article/view/13428

Edição

Seção

Artigos