GÊNEROS TEXTUAIS NA APRENDIZAGEM DA ESCRITA EM FRANCÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA

Autores

  • Viviane Moraes de Caldas Gomes
  • Josilene Pinheiro-Mariz

Resumo

No âmbito do ensino e/ou da aprendizagem de línguas estrangeiras, a habilidade linguística de expressão/produção escrita é, de um modo geral, abordada como um último estágio desse processo. Isso se dá pelo fato de que na língua materna, semelhantemente, o processo redacional constitui-se em uma atividade complexa. Baseados em Bakhtin (2003), Marcuschi (2008) e Koch e Elias (2009), refletimos sobre essa realidade e buscamos identificar quais seriam as principais dificuldades do aprendiz de francês como língua estrangeira (FLE) no curso de Letras, com habilitação em Francês, de uma universidade pública brasileira. Buscamos focalizar, na nossa investigação, a prática de escrita nessa língua e, assim, duas hipóteses nortearam as nossas reflexões: a falta de hábito em escrever em língua francesa e o desconhecimento do vocabulário ou da estrutura da língua em questão apresentam-se como os principais obstáculos para a prática redacional? Os dados para a análise foram coletados a partir de um questionário como questões semiestruturadas e por observações realizadas, a propósito das práticas em sala de aula. Os resultados confirmam as nossas hipóteses, sinalizando que as principais dificuldades desses aprendentes de FLE centram-se nessa competência linguística, ressaltando-se que tal habilidade apresenta-se como elemento essencial no conjunto de habilidades linguísticas (ouvir, falar, ler e escrever) necessárias à aprendizagem de uma LE não podendo, portanto, ser preterida nas aulas de FLE.

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Como Citar

Gomes, V. M. de C., & Pinheiro-Mariz, J. (2012). GÊNEROS TEXTUAIS NA APRENDIZAGEM DA ESCRITA EM FRANCÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA. PROLÍNGUA, 6(1). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/prolingua/article/view/13552

Edição

Seção

Artigos