O AGIR DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA REPRESENTADO NO DIÁRIO DE APRENDIZADO DO ALUNO DE EAD

Autores

  • Miquéias dos Santos Vitorino

Resumo

O presente trabalho é um recorte da pesquisa de mestrado deste pesquisador e tem como objetivo analisar algumas representações de práticas do professor de Educação a Distância (EaD) nos chamados diários de aprendizado – ou diários de bordo – tendo como contexto de produção o curso de Letras Virtual da Universidade Federal da Paraíba. Sob a orientação teórico-metodológica do Interacionismo Sociodiscursivo, representada principalmente pelos trabalhos de Bronckart (2006, 2008), Bronckart e Machado (2004), Bueno (2009), Lousada, Abreu-Tardelli e Mazzillo (2007) e Mazzillo (2006), e algumas concepções de trabalho na visão de Faïta (2002) e Amigues (2004), analisamos um diário de bordo de uma aluna, coletado do ambiente virtual de aprendizagem da instituição, e os tipos de discurso e representações do agir presentes nesse texto. Identificamos quais figuras do agir são mais recorrentes no discurso do professor, tutor e aluna, quais os contextos de produção desses agires e que implicações os resultados que identificamos têm sobre a interpretação da interação nesse gênero textual. Como resultado, observamos que o diário se descaracteriza do arquétipo de diário de aprendizagem, ou ainda, é apropriado e adaptado pelos agentes de outra forma. Além disso, observamos que seu conteúdo foi concentrado mais no presente e no futuro do que no passado e com um caráter mais interacional do que apenas narrativo.

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Como Citar

Vitorino, M. dos S. (2012). O AGIR DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA REPRESENTADO NO DIÁRIO DE APRENDIZADO DO ALUNO DE EAD. PROLÍNGUA, 6(1). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/prolingua/article/view/13563

Edição

Seção

Artigos