A CO-CONSTRUÇÃO DOS SENTIDOS E DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS EM UMA ENTREVISTA TELEVISIVA
Resumo
Partindo de um corpus autêntico de interação verbal do Programa do Jô, da Rede Globo de Televisão, discutimos, neste estudo, a forma como se desenrola o processo de co-construção da interação, o que demanda, por parte dos interlocutores envolvidos, uma negociação permanente e o uso de estratégias discursivas social e culturalmente determinadas. O estudo baseia-se nos pressupostos teórico-metodológicos da Sociolingüística Interacional, considerando as noções de footing (GOFFMAN, 1998), enquadres (TANNEN & WALLAT, 1998), pistas de contextualização (GUMPERZ, 1998) e da Teoria das Faces (BROWN & LEVINSON, 1987). Esses conceitos auxiliam-nos a compreender as relações entre os participantes da interação escolhida para análise, e o modo como, através da gestão das formas discursivas, os sujeitos envolvidos produzem significados, enquanto engajados numa estrutura de participação que revela o processo de negociação dialógica em que coordenam suas ações conjuntas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
Rodrigues, E. M. da S., & Azevedo, M. da C. (2012). A CO-CONSTRUÇÃO DOS SENTIDOS E DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS EM UMA ENTREVISTA TELEVISIVA. PROLÍNGUA, 5(2). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/prolingua/article/view/13585
Edição
Seção
Artigos