A CO-CONSTRUÇÃO DOS SENTIDOS E DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS EM UMA ENTREVISTA TELEVISIVA

Autores

  • Elias Maurício da Silva Rodrigues
  • Maria da Conceição Azevedo

Resumo

Partindo de um corpus autêntico de interação verbal do Programa do Jô, da Rede Globo de Televisão, discutimos, neste estudo, a forma como se desenrola o processo de co-construção da interação, o que demanda, por parte dos interlocutores envolvidos, uma negociação permanente e o uso de estratégias discursivas social e culturalmente determinadas. O estudo baseia-se nos pressupostos teórico-metodológicos da Sociolingüística Interacional, considerando as noções de footing (GOFFMAN, 1998), enquadres (TANNEN & WALLAT, 1998), pistas de contextualização (GUMPERZ, 1998) e da Teoria das Faces (BROWN & LEVINSON, 1987). Esses conceitos auxiliam-nos a compreender as relações entre os participantes da interação escolhida para análise, e o modo como, através da gestão das formas discursivas, os sujeitos envolvidos produzem significados, enquanto engajados numa estrutura de participação que revela o processo de negociação dialógica em que coordenam suas ações conjuntas.

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Como Citar

Rodrigues, E. M. da S., & Azevedo, M. da C. (2012). A CO-CONSTRUÇÃO DOS SENTIDOS E DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS EM UMA ENTREVISTA TELEVISIVA. PROLÍNGUA, 5(2). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/prolingua/article/view/13585

Edição

Seção

Artigos