AS METÁFORAS COGNITIVAS E O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA LEITORA NA AULA DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA NO COLUN/UFMA

Autores

  • Thiago Augusto dos Santos de Jesus Universidade Autônoma de Assunção

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo geral analisar como as metáforas cognitivas favorecem o desenvolvimento da competência leitora dos alunos de espanhol da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Maranhão. Desse modo, os objetivos específicos são reconhecer os domínios conceituais na construção dos sentidos na situação enunciativa, identificar as metáforas cognitivas nos contextos enunciativos e descrever as estratégias cognitivas realizadas pelos alunos durante as atividades de leitura. Para a realização desse trabalho, adotou-se pela pesquisa explicativa e descritiva, de enfoque qualitativo. O desenho de pesquisa é não experimental e as técnicas utilizadas para a coleta de informações foram a observação das atividades de leitura e a análise das atividades desenvolvidas pelos alunos da primeira série do Ensino Médio. Esse estudo foi realizado com os alunos da 1ª série A, constituindo-se uma amostra não probabilística de 23 alunos. Os principais resultados obtidos durante a realização da pesquisa foram: o desenvolvimento de estratégias cognitivas que favoreceram a competência leitora dos alunos como a associação, a referenciação e operações epilinguísticas no processo de construção dos sentidos através da ativação de conhecimentos prévios dos estudantes com relação ao aspecto nocional das palavras de domínio fonte das metáforas cognitivas para o estabelecimento de domínios conceituais. Assim, a metáfora é um mecanismo cognitivo que possibilita aos aprendizes o desenvolvimento pleno da atividade de leitura, porque permite (re)conceituar e representar os objetos do mundo através da linguagem, portanto, desenvolve a interpretação e a compreensão do mundo através dos conceitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-09-14

Como Citar

Jesus, T. A. dos S. de. (2016). AS METÁFORAS COGNITIVAS E O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA LEITORA NA AULA DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA NO COLUN/UFMA. PROLÍNGUA, 11(1). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/prolingua/article/view/30629

Edição

Seção

Artigos