A PERFORMANCE E O LOCAL DA CULTURA DE MANUSCRITOS CULINÁRIOS DE CONGREGAÇÕES RELIGIOSAS FEMININAS DE JOÃO PESSOA

Autores

  • Alessandra Gomes Coutinho Ferreira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB campus Cabedelo

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2018v13n1.42342

Resumo

Os estudos sobre performance – a voz no corpo - e cultura permitem a compreensão de como estes dois campos de conhecimento revelam os modos de fazer de um determinado grupo. No campo da linguística aplicada, Moita Lopes (2007) pontua que as performances constroem identidades e as marcam. A investigação das marcas identitárias percebidas em performance permite compreender como a cultura foi fixada na estrutura e composição de manuscritos culinários de congregações religiosas femininas da cidade de João Pessoa durante o século XX. Dessa forma, é na linguagem e através dela que se conhecerão a performance e os locais da cultura presentes nesses registros de cozinha. Os manuscritos culinários revelam o que algumas freiras fixaram como memória das vozes, isto é, memória do que se comia nos diversos contextos comunicativos do cotidiano de mulheres. Sabe-se que a comida pontua as marcas culturais de um indivíduo, de um grupo e em um contexto mais amplo de uma sociedade. Assim, pretende-se analisar os manuscritos culinários dessas religiosas a fim de identificar, nas escrituras das receitas de cozinha, as vozes e as performances das freiras ao fixar a memória dos pratos e os locais da cultura dos manuscritos. Para isso, utilizou-se como fundamentação teórica os estudos de Zumthor (1993, 2007), Bhabha (2007), Ottoni (1998) e Moita Lopes (2007).

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Publicado

2018-10-23

Como Citar

Gomes Coutinho Ferreira, A. (2018). A PERFORMANCE E O LOCAL DA CULTURA DE MANUSCRITOS CULINÁRIOS DE CONGREGAÇÕES RELIGIOSAS FEMININAS DE JOÃO PESSOA. PROLÍNGUA, 13(1). https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2018v13n1.42342

Edição

Seção

Artigos