PRÁTICAS MULTILETRADAS NA FORMAÇÃO DE LEITORES NA INFÂNCIA
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2019v14n2.48683Resumo
O presente estudo tem como objetivo analisar as práticas multiletradas mobilizadas por Livros Literários Infantis digitais interativos em formato de Aplicativos (LLIA) que contribuem para a formação do leitor literário na infância. Para tanto, delimitou-se como corpus de análise a obra “Wuwu & Co.: a magical picture book”, vencedora do BolognaRagazzi Digital Award (Feira do Livro Infantil de Bolonha, Itália) de 2016, na categoria ficção digital. Trata-se de pesquisa qualitativo-interpretativista, cujo arcabouço teórico-metodológico ancora-se na concepção dialógica da linguagem, elaborada pelo Círculo de Bakhtin, nos estudos dos multiletramentos e nas análises multimodais de livros digitais de literatura infantil. Verificou-se que a presença de múltiplas combinações multimodais/multissemióticas nos LLIA, aliada à agentividade do leitor e às potencialidades das tecnologias digitais, demanda maior interatividade, além de acionar modos diferenciados de leitura que contribuem para a produção de sentido.