MULTIMODALIDADE NA LINGUAGEM DE CRIANÇAS AUTISTAS: O "NÃO" EM SUAS DIVERSAS MANIFESTAÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2019v14n2.48829Resumo
Este trabalho tem o intuito de analisar os aspectos multimodais da linguagem de crianças autistas em contextos interativos de negação, a partir da perspectiva multimodal da linguagem, na qual gesto e produção vocal são duas facetas de uma mesma matriz de significação. Metodologicamente, é um estudo de natureza qualitativa e quantitativa, no qual dados foram extraídos a partir da observação e análise das interações de três crianças autistas com faixa etária entre cinco e seis anos de idade, participantes do Grupo de Estudos e Atendimento ao Espectro Autista – GEAUT/UNICAP. Para a transcrição, utilizou-se o software ELAN (Eudico Linguistic Annotator) que permite a transcrição de áudio e vídeo simultaneamente. Os dados mostraram uma sincronia semântica e temporal de diferentes aspectos multimodais da linguagem: “gesto”, “vocalização/prosódia” e “olhar” nos enunciados negativos das crianças autistas. Entre eles, as estereotipias motoras, o desvio do olhar e a ação de virar as costas caracterizaram-se como aspectos multimodais peculiares do “não” nas crianças autistas.