PERCURSOS INDIVIDUAIS DE CONSTRUÇÃO DA INTERFONOLOGIA VOCÁLICA PORTUGUÊS BRASILEIRO/INGLÊS-L2
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2019v14n1.48976Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo geral descrever a emergência da interfonologia vocálica do português brasileiro (PB) e do inglês-L2 na realização de aprendizes brasileiros a partir de uma perspectiva linguística complexa, multirrepresentacional e focada no indivíduo. Buscamos responder à seguinte pergunta problema: de que maneira emerge a construção da interfonologia PB/inglês-L2? Temos por hipótese básica a auto-organização individual no percurso de construção da gramática fonológica do inglês-L2 por aprendizes brasileiros. O estudo defende que a análise da variação individual, normalmente descartada, oferece novas possibilidades de análise linguística, aprofundando o conhecimento do percurso de construção da interfonologia vocálica envolvendo o continuum PB/inglês-L2. O paradigma teórico do estudo envolve a visão de língua(gem) enquanto Sistema Adaptativo Complexo (SAC), bem como os modelos fonológicos multirrepresentacionais, a Fonologia de Uso (FU) e o Modelo de Exemplares (ME). A metodologia envolve um corte transversal e desenho quase-experimental. O universo de pesquisa compreende aprendizes de inglês-L2 de cursos livres de idiomas na cidade de Mossoró-RN. Resultados indicam a relevância do estudo do detalhe fonético de realização das vogais do inglês-L2 por aprendizes brasileiros como um auxiliar no entendimento do percurso individual de construção da interfonologia PB/inglês-L2. Foram observados comportamentos não-lineares, característicos de sistemas complexos à beira do caos, como a emergência de fenômenos de difícil explicação por meio das teorias fonológicas tradicionais, reducionistas e afeitas à descrição de processos e regras fonológicas.Downloads
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Publicado
2019-11-08
Como Citar
Moraes de Freitas, A. M., & Felix Barboza, C. L. (2019). PERCURSOS INDIVIDUAIS DE CONSTRUÇÃO DA INTERFONOLOGIA VOCÁLICA PORTUGUÊS BRASILEIRO/INGLÊS-L2. PROLÍNGUA, 14(1), 50–64. https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2019v14n1.48976
Edição
Seção
Artigos